Chá de hortelã: veja os benefícios, contraindicações e modo de preparo
Incluir o consumo de chá na dieta traz inúmeros benefícios ao organismo. A prática promove bem-estar e saúde. As folhas do hortelã, além de estimularem o bom funcionamento do estômago, ainda têm efeito relaxante, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O chá de hortelã é um bom exemplo, uma vez que tem propriedades antioxidantes. Segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, as folhas contam com substâncias que combatem o estresse oxidativo. Além disso, o chá ainda refresca e acalma. “O cheiro fresco da hortelã traz uma sensação de bem-estar, o que ajuda a reduzir a tensão do dia a dia”, descreve.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Maringá anuncia R$ 190 milhões em investimentos no Aeroporto Regional
A bebida ainda alivia dores estomacais e reduz dores e cólicas, pois é capaz de relaxar os músculos do intestino, suavizando e ajudando a diminuir o mal-estar.

De acordo com a nutricionista Cíntia Firmino, o chá de hortelã ainda favore o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, devido às propriedades sedativas leves. O vapor da bebida reduz sintomas de congestão nasal e problemas respiratórios. A hortelá têm, também, propriedades antimicrobianas, contribuindo para a higiene bucal e combtendo algumas bactérias na boca.
Contraindicações
Entretanto, Moliterne faz um alerta: aqueles que sofrem com refluxos e azias ao consumir o mentol devem tomar cuidado com o consumo desse chá, pois o mentol pode ajudar a relaxar demasiadamente a válvula entre o estômago e esôfago, o que causa a piora do refluxo.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
