Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Chá popular ajuda a limpar o fígado, rins e a diminuir o inchaço


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 07/10/2025 às 09h48
Ouvir: 00:00

O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma planta comum no Brasil. Além de colorir jardins e calçadas, essa flor amarela é uma erva medicinal com compostos bioativos poderosos. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes o tornam uma boa opção natural no cuidado com a saúde hepática e dos rins.

mulher-derramando-cha-bule-de-cristal
Imagem Ilustrativa – Freepik

A planta também auxilia na eliminação do excesso de líquidos do organismo, diminuindo a sensação de inchaço. Segundo o nutricionista Guilherme Lopes, ervas como o dente-de-leão estimulam a produção de urina, auxiliando na limpeza do trato urinário e reduzindo o acúmulo de substâncias potencialmente prejudiciais ao corpo.

“Manter o volume urinário adequado é fundamental para diluir substâncias tóxicas e facilitar sua excreção. Isso otimiza o processo natural de desintoxicação do corpo”, destaca o profissional.

Outro fator que estimula o consumo da planta amarela é a facilidade em cultivo em casa. Com luz solar e rega adequada, ela se adapta facilmente ao ambiente doméstico.

Benefícios do dente-de-leão para o fígado

Através das propriedades encontradas na planta, o consumo do chá de dente-de-leão estimula a produção de bile e metaboliza as gorduras do fígado. Ela também diminui a inflamação e o dano oxidativo no órgão. Assim, a ação do dente-de-leão melhora a regeneração e a funcionalidade hepática, reduzindo a gordura no fígado e prevenindo doenças.

Por ser versátil, a erva pode ser preparada de várias maneiras, em saladas com folhas frescas, refogados, smoothies e, principalmente, chá. A infusão é feita com as folhas, flores e raízes da planta e seu consumo deve ser feito com responsabilidade.

“⁠O chá de dente-de-leão, para ter benefícios, deve estar inserido em uma rotina de hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividade física aliada a uma alimentação adequada orientada por um especialista”, ressalta a nutricionista Isis Helena Buonso, do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação