16 de abril de 2025

Chuva deixa SP em atenção para alagamentos; previsão é de temporal


Por Agência Estado Publicado 04/04/2025 às 08h01
Ouvir: 03:50
mg-8661
Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo entrou em estágio de atenção para alagamentos nas zonas leste e sudoeste na manhã desta sexta-feira, 4. O aviso ficou vigente das 6h08 até as 7 horas. A expectativa é de mais um dia de chuvas intensas na capital e outras áreas do Estado, conforme alertas já feitos anteriormente pela Defesa Civil paulista.

Conforme o órgão estadual, na zona sul da capital paulista e também na Baixada Santista já houve registro de chuvas de forte intensidade no fim da madrugada.

“As instabilidades seguem ganhando força à medida que se deslocam sobre a capital paulista”, aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Na região metropolitana, também houve registro de chuva forte em Santo André e São Caetano na manhã desta sexta-feira. Os municípios já foram bastante afetadas por uma tempestade no início da semana, com alagamento de avenidas e estações de trem.

Por volta das 6 horas da manhã, o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de atendimento para enchente na Avenida Conceição, em Diadema, na Grande São Paulo. Um homem foi retirado sem ferimentos de dentro de um veículo.

A sexta-feira começou com registro de chuva fraca a moderada em pontos isolados da faixa leste paulista e também do sul do Estado.

Ao longo do dia, o sol pouco aparece na faixa leste e as instabilidades voltam a aumentar a partir da tarde devido ao avanço da frente fria.

A chuva se espalha pelo interior do Estado paulista novamente, atingindo todas as regionais.

“Atenção maior para a faixa leste, principalmente a região da Baixada Santista, litoral norte e ABC, onde há condição para chuva forte e que pode ser persistente e volumosa inclusive, principalmente entre a tarde e a noite desta sexta-feira”, alerta a defesa civil estadual.

Expectativa de mais chuva em SP

Os temporais são resultado da aproximação de uma frente fria que atua sobre a Grande SP e que vem sendo alertada pela Defesa Civil do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu, nessa quinta, 3, alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em cidades de São Paulo, incluindo ainda partes do Paraná. Mais alertas também foram emitidos no dia para outras regiões do País, podendo ser atualizados ao longo do dia.

Conforme o CGE, na retaguarda da frente fria, haverá o ingresso do ar frio de origem polar que vai trazer queda acentuada das temperaturas, principalmente em relação às últimas semanas, que foram extremamente quentes.

Ainda nessa quinta-feira, a Defesa Civil do Estado de SP montou um gabinete de crise para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

Veja a previsão, de acordo com a Meteoblue:

Sexta-feira: entre 18ºC e 25ºC;
Sábado: entre 16ºC e 19ºC;
Domingo: entre 16ºC e 20ºC;
Segunda-feira: entre 15ºC e 22ºC.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge teatro da PUC em Curitiba


Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite desta terça-feira, 15, o Teatro Tuca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná…


Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite desta terça-feira, 15, o Teatro Tuca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná…

Geral

MPF pede prazo maior para multas por evasão de pedágio free flow; veja como funciona atualmente


O Ministério Público Federal em São Paulo pede que seja aumentado para cinco anos o prazo para que o usuário…


O Ministério Público Federal em São Paulo pede que seja aumentado para cinco anos o prazo para que o usuário…

Geral

Polícia e manifestantes entram em confronto em frente à Câmara Municipal


Um protesto contra a desocupação da Favela do Moinho, localizada na região central de São Paulo, teve confronto entre manifestantes…


Um protesto contra a desocupação da Favela do Moinho, localizada na região central de São Paulo, teve confronto entre manifestantes…