Cientistas criam nugget de frango em laboratório sem células do animal
Em estudo publicado na revista Trends in Biotecnology na quarta-feira, 16, pesquisadores japoneses detalham a técnica que criaram para produzir o maior pedaço de frango já cultivado em laboratório até o momento: um filé do tamanho de um nugget, com 7 cm de comprimento e 11 gramas.
“Não é comestível”, ressaltaram os cientistas em comunicado sobre o mais recente avanço na criação de carnes de laboratório. Embora o produto seja frango no nível celular, o micro filé ainda é uma peça de estudo foi criado em laboratórios da Universidade de Tóquio.

Nugget de laboratório
O projeto, liderado pelo engenheiro Shoji Takeuchi, utilizou um sistema circulatório artificial que irrigou células artificialmente produzidas. Com o sistema, foi possível distribuir nutrientes e oxigênio às células de forma semelhante à da alimentação, permitindo um crescimento tridimensional e em uma proporção inédita na produção de alimentos sustentáveis.
Embora use células artificiais de frango e pareça com um frango, o nugget ainda não é comestível por usar materiais não alimentícios que permitem gerar uma estrutura formatável e grande. Ainda assim, para os pesquisadores, o protótipo demonstra a viabilidade técnica de produzir carne de laboratório no futuro.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.