Cientistas descobrem centenas de vírus gigantes presentes nos oceanos
Um estudo liderado por cientistas da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, identificou a presença de centenas de vírus gigantes em oceanos espalhados ao redor do mundo. O estudo foi publicado em abril na revista científica Nature npj Viruses.
A descoberta foi realizada com o auxílio de um software de computador personalizado, desenvolvido pelos pesquisadores para detectar e analisar genomas microbianos em amostras de água do mar. Ao todo, 230 vírus gigantes inéditos foram encontrados. Um vírus deve ter mais de 2,5 micrômetros para receber a definição de “gigante”.

“Ao compreender melhor a diversidade e o papel dos vírus gigantes no oceano e como eles interagem com algas e outros microrganismos oceânicos, podemos prever e possivelmente controlar a proliferação de algas nocivas, que são riscos à saúde humana na Flórida e em todo o mundo”, diz o virologista e coautor do estudo Mohammad Moniruzzaman, em comunicado à imprensa.
Os avanços recentes em bancos de dados genômicos, instrumentos de análise e programas de computador ajudaram no trabalho dos cientistas e abriram novas possibilidades para entender melhor como é o modo de ação desses vírus.
Frequentemente, vírus gigantes são responsáveis pela morte de fitoplânctons, organismos fotossintetizantes essenciais para a vida marinha e as cadeias alimentares. Entender como é o modo de ataque dos vírus ajuda os pesquisadores a planejar novas estratégias de prevenção e contenção de surtos ambientais.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.