Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Cientistas descobrem raro sistema com seis planetas em órbita ‘perfeita’


Por Agência Estado Publicado 12/12/2023 às 20h48
Ouvir: 00:00
image-37-1
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os astrônomos descobriram um raro sistema solar sincronizado com seis planetas que se movem como uma grande orquestra cósmica, intocada por forças externas desde seu nascimento há bilhões de anos.

A descoberta pode ajudar a explicar como surgiram os sistemas solares na galáxia Via Láctea. Este está a 100 anos-luz de distância, na constelação de Coma Berenices. Um ano-luz equivale a 9,3 trilhões de quilômetros.

Dois satélites caçadores de planetas – o Tess da Nasa e o Cheops da Agência Espacial Europeia – se uniram para as observações.

Nenhum dos planetas em perfeita sincronia está dentro da chamada zona habitável da estrela, o que significa pouca ou nenhuma probabilidade de vida, pelo menos como a conhecemos.

“Aqui temos um alvo de ouro” para comparação, disse Adrien Leleu, da Universidade de Genebra, que fez parte de uma equipe internacional que publicou os resultados na revista Nature.

Essa estrela, conhecida como HD 110067, pode ter ainda mais planetas. Os seis encontrados até agora têm aproximadamente duas a três vezes o tamanho da Terra, mas com densidades mais próximas das dos gigantes gasosos de nosso próprio sistema solar. Suas órbitas variam de nove a 54 dias, o que os coloca mais próximos de sua estrela do que Vênus está do Sol e os torna extremamente quentes.

Como planetas gasosos, acredita-se que eles tenham núcleos sólidos feitos de rocha, metal ou gelo, envoltos por espessas camadas de hidrogênio, segundo os cientistas. São necessárias mais observações para determinar o que há em suas atmosferas.

Esse sistema solar é único porque todos os seis planetas se movem de forma semelhante a uma sinfonia perfeitamente sincronizada, disseram os cientistas. Em termos técnicos, isso é conhecido como ressonância, que é “precisa e muito ordenada”, disse o coautor Enric Palle, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias.

O planeta mais interno completa três órbitas para cada duas de seu vizinho mais próximo. O mesmo acontece com o segundo e o terceiro planetas mais próximos, e o terceiro e o quarto planetas mais próximos.

Os dois planetas mais externos completam uma órbita em 41 e 54,7 dias, resultando em quatro órbitas para cada três. O planeta mais interno, por sua vez, completa seis órbitas exatamente no mesmo tempo em que o mais externo completa uma.

De acordo com os cientistas, acredita-se que todos os sistemas solares, inclusive o nosso, tenham começado dessa forma. Mas, estima-se que apenas um em cada cem sistemas tenha mantido essa sincronia, e o nosso não é um deles. Planetas gigantes podem desequilibrar as coisas. O mesmo acontece com bombardeios de meteoros, encontros próximos com estrelas vizinhas e outros distúrbios.

Embora os astrônomos conheçam de 40 a 50 sistemas solares em sincronia, nenhum tem tantos planetas em um passo tão perfeito ou uma estrela tão brilhante quanto esse, disse Palle.

Hugh Osborn, da Universidade de Berna, que fazia parte da equipe, ficou “chocado e encantado” quando os períodos orbitais dos planetas desse sistema estelar chegaram perto do que os cientistas previram. “Meu queixo estava no chão”, disse ele. “Foi um momento muito bom.”

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nova espécie de sapo brasileiro é batizada em homenagem ao presidente Lula


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…

Geral

Enel acumula mais de R$ 77 milhões em multas aplicadas pelo Procon-SP


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…

Geral

Apagão em 24 cidades da Grande SP chega ao 6º dia; mais de 30 mil residências seguem sem luz


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…