14 de julho de 2025

Cientistas extraem núcleo de gelo de 1,2 milhão de anos na Antártida


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 10/01/2025 às 14h18
Ouvir: 01:44

Uma equipe internacional de cientistas atingiu um marco histórico ao perfurar quase 2,8 quilômetros no gelo da Antártida, chegando a uma camada de gelo com pelo menos 1,2 milhão de anos. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 9, e é considerado um avanço importante para entender o passado climático do planeta.

image
Foto: Scoto©PNRA/IPEV – Reprodução BeyondEPICA

A iniciativa faz parte do projeto Beyond EPICA, financiado pela União Europeia com a colaboração de diversos países. O objetivo é entender como a atmosfera e o clima da Terra evoluíram ao longo das Eras do Gelo. A equipe também espera obter respostas sobre como o carbono atmosférico influenciou o processo.

“Graças ao núcleo de gelo, entenderemos o que mudou em termos de gases de efeito estufa, produtos químicos e poeiras na atmosfera”, afirmou o glaciologista italiano e coordenador do projeto, Carlo Barbante, à agência The Associated Press. Barbante é também diretor do Polar Science Institute no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio


Uma aeronave que fazia o trajeto entre Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, nesta segunda-feira, 14, indicou…


Uma aeronave que fazia o trajeto entre Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, nesta segunda-feira, 14, indicou…