Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de janeiro de 2026

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística


Por Redação GMC Online Publicado 12/01/2026 às 10h42
Ouvir: 00:00
O-material-explicitamente-exposto-como-forma-de-am-01055768-0-202601121027-ProportionalFillBackground
Foto: Reprodução

Cinco cabeças humanas foram encontradas penduradas ao lado de uma placa de advertência em uma praia de Puerto López, cidade litorânea da província de Manabí, no Equador.

O caso foi registrado neste domingo, 11, e causou choque entre moradores e turistas que frequentam a região, conhecida internacionalmente pela observação de baleias.

Os restos mortais estavam próximos à faixa de areia, na orla, nas imediações de um hotel. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o local isolado pela polícia, com o material explicitamente exposto como forma de ameaça.

Junto às cabeças, foi deixada uma mensagem escrita em uma tábua de madeira com ameaças direcionadas a pescadores e moradores. No texto, o termo “vacina” aparece como referência à prática de extorsão adotada por grupos criminosos, que cobram valores em troca de suposta proteção, segundo o contexto local.

Até o momento, as autoridades não identificaram os responsáveis pelo crime nem localizaram os corpos completos das vítimas. A principal linha de investigação aponta para a atuação de organizações ligadas ao crime organizado, possivelmente envolvidas em disputas por controle territorial e atividades ilícitas na região costeira.

Apesar de ser um destino turístico, Puerto López tem sido impactada pelo avanço da violência armada no Equador. No último fim de semana de dezembro, uma série de ataques registrados na província de Manabí deixou várias pessoas mortas, incluindo uma bebê, conforme dados oficiais.

O episódio ocorre em meio a uma grave crise de segurança no país. Entre 2019 e 2024, o número de homicídios no Equador cresceu 588%, impulsionado principalmente pela mudança nas rotas do tráfico internacional de drogas e pelo fortalecimento de facções criminosas. As investigações seguem em andamento.

As informações são do TNOnline

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Notas do Enem serão divulgadas nesta semana; veja quando e como consultar


O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão os resultados…


O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão os resultados…

Geral

Inmet emite alerta para tempestades em Estados do Brasil


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para temporais em todo o Mato Grosso do Sul e…


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para temporais em todo o Mato Grosso do Sul e…