Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

CNH Social começa em agosto para pessoas de baixa renda


Por Agência Brasil Publicado 23/07/2025 às 13h47
Ouvir: 00:00

Passa a valer a partir de agosto, a nova lei que autoriza o uso dos recursos arrecadados com multas de trânsito para pagar a formação de motoristas de baixa renda. Para ser beneficiado com a CNH Social, já dá para se cadastrar, dependendo do Detran de cada estado.

image
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A nova legislação nacional entra em vigor a partir de 12 de agosto e vai facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação. 

O programa cobre todas as etapas: exames médicos e psicológicos; aulas teóricas e práticas; taxas de prova e a emissão do documento.

Embora a prioridade seja para a habilitação para motos e carros, os estados podem estender a gratuidade para outras categorias.

A CNH Social vai ter a mesma validade que a CNH paga, incluindo a possibilidade do motorista atuar como profissional, desde que cumpra os requisitos exigidos por lei.

Para ter direito à CNH Social, é preciso ter 18 anos ou mais; estar inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e ter renda mensal de até meio salário mínimo, por pessoa na família.

Para participar, é necessário acompanhar os editais e calendários divulgados pelos Detrans de cada estado. Um exemplo: no Rio Grande do Sul, o Detran divulgou nesta semana a lista dos contemplados.

Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a CNH Social reduz desigualdades e traz impactos especialmente na vida de mulheres chefes de família, que podem ter barreiras econômicas para pagar pela habilitação.

De acordo com o Registro Nacional de Condutores Habilitados, o país tinha até o mês passado quase 55 milhões de homens com CNH, enquanto o número de mulheres, era de cerca de 31 milhões.

As informações são da Agência Brasil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Farmacêutica é morta a facadas pelo ex-marido em Santo André


*Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como violência doméstica e violência contra a mulher. Se você se identifica ou…


*Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como violência doméstica e violência contra a mulher. Se você se identifica ou…

Geral

Protestos contra o feminicídio reúnem manifestantes em cidades do País


Uma série de manifestações contra o feminicídio marcou este domingo (7) em diversas cidades do País, como São Paulo, Rio,…


Uma série de manifestações contra o feminicídio marcou este domingo (7) em diversas cidades do País, como São Paulo, Rio,…