Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Com 137 anos, Liceu Coração de Jesus anuncia fim das atividades de ensino


Por Agência Estado Publicado 18/08/2022 às 00h05 Atualizado 20/10/2022 às 15h40
Ouvir: 00:00

O tradicional colégio Liceu Coração de Jesus, localizado no Campos Elíseos, Centro de São Paulo, vai suspender as atividades de ensino a partir do ano que vem. Com 137 anos de história, a escola vai deixar de receber os estudantes em 2023 por problemas financeiros e queda na quantidade de estudantes. A creche e o abrigo, duas ações sociais praticadas pela instituição com a Prefeitura, seguirão sendo realizadas.

De acordo com o padre Cássio Rodrigo de Oliveira, porta-voz da Inspetoria Salesiana de São Paulo, a decisão foi tomada porque a escola não está conseguindo se manter financeiramente em razão da queda de estudantes matriculados. “Com poucos alunos, isso fica insustentável”, disse. A insegurança da região também é um fator citado.

No momento, o Liceu Coração de Jesus conta com menos de 200 alunos matriculados. O colégio, que já chegou a ter cerca de 3 mil estudantes e disponibilizar matriculas para o curso de graduação, oferece hoje somente o Ensino Fundamental e apenas o 3º ano do Ensino Médio. “A decisão já vem sendo pensada há um tempo. Não foi tomada da noite para o dia e não posso dizer nem que foi definida por um motivo apenas. É um contexto, um conjunto de fatores”, afirmou o padre.

A falta de segurança pública nos entornos da escola contribuiu para a diminuição de estudantes atendidos pelo Liceu, de acordo com o porta-voz. Mas ele frisou que não é a única razão que explica os problemas que levaram a instituição a suspender o ensino aos estudantes.

“Isso falta de segurança também está dentro do contexto. Os pais também se preocupam, mesmo sabendo que temos uma segurança interna. E quando não temos conhecimento do interior (da escola), ficamos assustados com o cenário (externo). Então, sem dúvidas afeta. Mas não é o principal motivo”, disse.

O Liceu Coração de Jesus está localizado a 500 metros da Praça Princesa Isabel, que recentemente serviu de abrigo para a Cracolândia. O endereço anterior ficava na Luz, também no centro da cidade. Uma série de operações policiais na região, deflagradas no primeiro semestre deste ano, dispersou o grupo, que acabou se concentrando na Rua Helvétia e na Santa Ifigênia.

Os pais e estudantes foram avisados sobre a decisão da suspensão no dia 4 de agosto. De acordo com a escola, os alunos que atualmente estudam no colégio poderão ser realocados para outras instituições que pertencem à Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), como as escolas Santa Inês, no Bom Retiro, e também o Santa Teresinha e Mazzarello localizados em Santana, zona norte da capital.

Os professores também foram avisados. Contudo, a realocação dos educadores e de outros funcionários em outras escolas salesianas da rede não está garantida, segundo o padre Cássio Rodrigo de Oliveira

O diretor do Liceu Coração de Jesus, padre José Adilson Morgado, também confirmou no encontro com os pais que a escola vinha sofrendo com a falta de estudantes. “Não é sem dor que temos que assumir os momentos difíceis da história. Nos últimos tempos, temos diminuído o número de alunos e de atendimento e é uma situação delicada”, disse.

Creche e abrigo continuam

Em nota, a escola afirma que a decisão de suspender as atividades ensino foi tomada por conta de um”redimensionamento inspetorial que vem refletindo a atuação dos salesianos no estado de São Paulo” e afirmou que a instituição vai continuar “atendendo a população em vulnerabilidade social”.

Além do braço educacional, o colégio também oferece serviços de caráter filantrópico por meio do serviço de creche e de um abrigo que atende, respectivamente, cerca de 100 e 55 pessoas, ambos funcionando por meio de convênio com a Prefeitura. A paróquia Sagrado Coração de Jesus também não terá o funcionamento alterado.

Segurança intensificada

Questionada sobre os problemas de segurança na região da escola, a Prefeitura respondeu que tem ampliado o atendimento de dependentes químicos e reduzido o fluxo de pessoas que consomem drogas nas ruas de São Paulo, e que o encaminhamento de usuários para atendimento em serviços especializados “aumentou quase cinco vezes entre janeiro e julho” deste ano.

No mesmo comunicado, o Executivo informou, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que a Guarda Civil Metropolitana realiza o policiamento comunitário e preventivo na região da Nova Luz 24 horas por dia, e que a equipe mantém duas Bases Comunitárias fixas no Centro, sendo uma no Vale do Anhangabaú e outra na Praça da Sé.

À reportagem, a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) afirmou que o policiamento no centro também foi intensificado e que a Polícia Civil, somente neste ano, prendeu 325 suspeitos por roubos praticados na região. A SSP informou também que a 1ª Delegacia Seccional Centro deteve 143 pessoas por meio da Operação Caronte, deflagrada para combater o tráfico de drogas na Cracolândia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…