Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Cometa 3I/Atlas revela comportamento incomum; veja detalhes


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 03/11/2025 às 14h59
Ouvir: 00:00

As particularidades do cometa 3I/Atlas têm chamado a atenção da comunidade científica. Com o auxílio de satélites de monitoramento solar, pesquisadores identificaram que o corpo celeste brilha muito mais que o esperado ao se aproximar de seu ponto mais próximo ao Sol.

image
Foto: Reprodução/NASA

A constatação foi realizada pelos pesquisadores Qicheng Zhang, do Observatório Lowell, e Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa Naval, ambas instituições norte-americanas. O estudo foi publicado em versão pré-print na plataforma arXiv, na última terça-feira, 28.

A observação do 3I/Atlas a partir da Terra foi prejudicada pela localização do cometa. Ele estava atrás do Sol em outubro, afetando a visão dos cientistas. Por isso, foi necessário o uso de observadores de monitoramento da estrela.

Foram utilizados instrumentos dos satélites STEREO-A, SOHO e GOES-19, que são operados por agências espaciais europeias e dos Estados Unidos.

“Essa geometria permitiu que o cometa estivesse dentro do campo de visão de diversos coronógrafos solares e equipamentos de imagem heliosféricos espaciais, possibilitando a sua observação contínua durante a aproximação final ao periélio – ponto de maior aproximação do Sol”, escreveram os autores no artigo.

Detalhes sobre o brilho do cometa 3I/Atlas

De acordo com os cálculos, quanto mais se aproximava do Sol, mais expressivamente aumentava o brilho do cometa. Quando esteve mais distante, a luminosidade era menor. O fenômeno foi observado entre setembro e o final de outubro.

É comum que o brilho dos cometas aumente quando eles chegam mais perto do Sol. No entanto, o 3I/Atlas está com a luminosidade duas vezes maior do que o típica, sugerindo que algo estranho pode estar ocorrendo na superfície dele.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…