Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Commodities atenuam queda do Ibovespa por exterior


Por Agência Estado Publicado 04/03/2022 às 14h16 Atualizado 20/10/2022 às 15h00
Ouvir: 00:00

Busca por segurança nos mercados internacionais ressoa no Ibovespa, após aumento da tensão do conflito russo-ucraniano decorrente de um bombardeio por forças russas na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, na madrugada desta sexta-feira. O governo de Kiev alertou sobre o risco de uma explosão, com consequências “dez vezes maior que Chernobyl” e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu uma reunião de emergência da ONU sobre o ataque nuclear, enquanto espera-se por uma terceira rodada de negociações entre representantes russos e ucranianos.

Na quinta-feira, o índice Bovespa fechou em baixa de 0,01%, aos 115.165,55 pontos, mas ainda acumulando alta de 0,97 na curta semana. Às 11h05 desta sexta, caía 0,81%, aos 114.236,98 pontos, ante mínima diária aos 114.205,32 pontos (-0,83%), após máxima aos 115.165,55 pontos (-0,45%). Ações da Petrobras subiam entre 0,15% (PN) e 0,19% (ON), após cederem mais cedo.

Apesar da queda moderada do Ibovespa hoje em relação ao exterior (na Europa o recuo é de quase 5%, no caso de Londres, e nos EUA, de quase 1%), Alexandre Brito, sócio da Finacap Investimentos, ressalta que a volatilidade vai perdurar, já que o mercado não acredita que uma solução para o conflito esteja próxima. Em sua visão, o principal temor é com relação aos efeitos inflacionários.

Na esteira desse cenário de crescente preocupação com os efeitos da guerra sobre o crescimento e a inflação no mundo, o índice Bovespa pode ceder e ainda passar por volatilidade, como também tem sido comum recentemente. Por isso, o mercado avalia com atenção a mensagem deixada pelo Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e de 2021, divulgado há pouco, apesar de ter mostrado alta e ser considerado retrovisor.

“Crescimento envolvendo inflação é complicado, ainda mais em um contexto de conflito. Neste momento, o dado deve ficar no passado. Olhar dado retrovisor é um erro”, avalia o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, ponderando, contudo, que a alta do PIB não deixa de ser boa notícia.

Nos EUA, o destaque é o relatório oficial de emprego, que reforçou perspectivas de alta de juro americano, o que é esperado para começar este mês. De forma geral, o relatório de emprego de fevereiro mostrou geração de vagas maior do que a esperada pelo mercado.

“O Ibovespa até arrefeceu um pouco após o payroll, mas agora piorou. Há relatos de novas explosões em Kiev”, cita Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest. Em sua visão os dados do payroll reforçam a expectativa de alta do juro americano este mês e ganham ainda mais força neste contexto do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Mais do que inflação, que já era um problema e se acentuou, há preocupação com o crescimento baixo. O problema é a estagflação. Pausar o crescimento e ao mesmo tempo ter uma inflação elevada é o pior cenário”, afirma Farto.

Neste ambiente de expectativa de baixa expansão da atividade e de preços em alta, empresas brasileiras já sentem os efeitos do conflito no Leste Europeu. Reportagem especial do Broadcast mostra que a siderúrgicas como a Usiminas que costumam comprar produtos no mercado à vista, para entrega rápida, estão com dificuldade de receber a mercadoria. As ações da Usiminas caem cerca de 2,50%

Apesar da valorização do petróleo no exterior, as ações da Petrobras abriram em queda, com investidores avaliando as palavras do presidente Jair Bolsonaro, ditas em live semanal ontem. O mandatário disse que a Petrobras deveria reduzir lucros para evitar uma alta brusca de combustíveis, diante da crise geopolítica causada pela guerra na Ucrânia.

A afirmação tende a ser vista pelo mercado como sinal de interferência política, algo que o desagrada. “Se olharmos, aqui até está bem por causa da alta das commodities e da expectativa de fluxo”, afirma Laatus.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…