Como driblar o excesso de sódio, açúcar e gordura das ceias de fim de ano

Embutidos, sobremesas açucaradas, bebidas alcoólicas… Tudo isso está presente em quase todas as ceias de natal e ano novo, mas as consequências do consumo excessivo desses alimentos envolvem aumento do colesterol e picos de glicose, prejudicando a saúde cardiovascular, causando desconforto abdominal pelo excesso de gases e gerando um mal estar generalizado no dia seguinte por conta dos exageros.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
O médico nutrólogo Felipe Gazoni sugere algumas substituições para evitar a indigestão e o mal-estar, como no caso da rabanada frita, com açúcar e leite condensado, que pode ser assada ou feita na airfryer reduzindo até 70% da gordura, ou a carne assada que, em vez de ser glaceada com mel pode levar ervas e frutas cítricas na marinada, ou ainda o tradicional salpicão, que pode levar iogurte natural no lugar da maionese. “É fresco e muito mais leve e pode usar uma colher de maionese só para dar sabor”, diz.
Segundo Gazoni, a farofa também merece atenção. Bacon e embutidos são comuns, mas elevam significativamente o teor de gordura e sódio. É possível reduzir esses ingredientes, usar azeite no lugar do óleo comum e acrescentar cebola, castanhas e legumes. “O prato fica saboroso, mais leve e com melhor qualidade nutricional. Vale lembrar que o consumo excessivo de embutidos está associado a riscos à saúde, inclusive ao aumento do risco de câncer intestinal”, afirma.
Mais do que contar calorias, é essencial considerar os efeitos dos alimentos no organismo. A combinação de açúcar e gordura, comum em doces e frituras, aumenta o potencial inflamatório e pode causar indigestão, sonolência, azia, refluxo, inchaço e até elevação da pressão arterial.
Segundo o especialista, não é necessário abrir mão dos pratos tradicionais, mas repensar os excessos. “Pequenas substituições, como trocar a sobremesa por frutas ou ajustar ingredientes-chave, reduzem calorias e minimizam processos inflamatórios, sem comprometer o sabor. Com escolhas mais conscientes e constância, é possível aproveitar as festas, manter o bem-estar e iniciar o ano com mais disposição”, finaliza.
