Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Como suspeitos de matar dono de construtora invadiram residência na região do parque Ibirapuera


Por Agência Estado Publicado 05/06/2025 às 18h18
Ouvir: 00:00

Os assassinos do engenheiro civil Francisco Paulo de Sebe Filippo, de 57 anos, morto durante assalto, na noite desta quarta-feira, 4, em sua casa, em São Paulo, usaram um controle clonado do portão eletrônico para invadir o imóvel. Segundo a investigação, ao menos quatro suspeitos entraram na residência, no Jardim Paulista, próximo ao Parque do Ibirapuera, e em oito minutos roubaram objetos de valor, mataram o empresário e saíram.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), a investigação do caso foi encaminhada para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que realiza as diligências para identificar os criminosos e esclarecer o crime.

O engenheiro era sócio e diretor técnico da construtora Filippo, ativa desde 1992 na capital paulista e com empreendimentos em bairros como Aclimação, Brooklin e Chácara Klabin.

A reportagem apurou que os ladrões entraram pela garagem, pouco depois das 19 horas, após abrir o portão com o dispositivo clonado. O vigilante só chegou depois para trabalhar e não percebeu nenhuma movimentação estranha. O engenheiro foi rendido. Os suspeitos recolheram joias e relógios. O valor dos bens não foi revelado.

Assim que entraram na casa, eles desligaram as câmeras do lado interno, mas não fizeram o mesmo com as câmeras externas. Uma delas flagrou os criminosos deixando o local em um automóvel Hyundai HB20. O carro foi abandonado em uma rua do bairro Moema e apreendido pela polícia.

Quando a mulher do empresário chegou na residência, com o filho de cinco anos do casal, encontrou o marido morto. Os suspeitos já haviam fugido. Ele foi baleado com um tiro na nuca na sala de jantar. Não foram encontrados indícios de que Filippo teria reagido durante a abordagem.

Conforme a SSP, o caso foi registrado inicialmente como latrocínio e localização/apreensão de veículo no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Na atualização das informações, a pasta informou que a investigação foi encaminhada para o Deic. Exames periciais foram requisitados e diligências estão em andamento para identificar os autores e esclarecer os fatos.

Além do celular do engenheiro, outro telefone móvel que não é da família foi encontrado no chão da casa e encaminhado para perícia. O corpo do empresário foi levado para Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temporais causam alagamentos e estragos em MG; criança é soterrada após muro desabar sobre casa


Chuvas e temporais causaram estragos em Minas Gerais na segunda-feira, 15, e nesta terça-feira, 16, e bloquearam mais de 50…


Chuvas e temporais causaram estragos em Minas Gerais na segunda-feira, 15, e nesta terça-feira, 16, e bloquearam mais de 50…