Compulsão alimentar em pets: veja os sinais, causas e como tratar


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Alguma vez você já notou seu pet ingerindo descontroladamente um alimento? Ganho de peso excessivo, inquietude nas ocasiões nas quais ele não tem acesso à comida e agressividade para proteger a ração são alguns sinais da compulsão alimentar.

Foto: Niko Nieminen

De acordo com a veterinária Caroline Fanceli, especialista em endoscopia e nutrição animal, a condição é um comportamento caracterizado por episódios de ingestão excessiva e rápida de alimentos, muitas vezes sem sinais de saciedade.

Os sintomas da compulsão alimentar nos animais de estimação costumam se apresentar de forma física e comportamental. Fanceli explica que o ganho de peso e a obesidade não são os únicos sinais de que o pet pode estar desenvolvendo o distúrbio. A letargia ou cansaço extremo fazem parte do quadro sintomático, além de vômitos frequentes, diarreias ou constipação.

Segundo a veterinária especialista em nutrição Carolina Sant’Anna, o distúrbio pode ser causado por estresse do ambiente e pela falta de estimulação mental e física, gerando ansiedade e condições emocionais. “O tédio de não fazer nada pode gerar estresse e, com isso, a compulsão alimentar”, descreve.

Fanceli sugere aos tutores proporcionar maior enriquecimento ambiental aos animais de estimação, com brinquedos interativos, além de levá-los a passeios diários. Uma rotina alimentar consistente também pode fazer a diferença.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile