Confira 4 hábitos que você precisa adotar para evitar um AVC


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Acidente Vascular Cerebral (AVC) é causado por problemas na circulação sanguínea do cérebro. Na maioria dos casos, os sintomas aparecem de maneira repentina, sem aviso prévio. As informações são do Metrópoles.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Hoje, o AVC é uma das causas de morte mais comuns no Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), 35.127 pessoas morreram no Brasil por AVC somente nos primeiros quatro meses de 2022. Mas o tratamento imediato pode salvar a vida do paciente, além de evitar sequelas mais graves.

Existem dois tipos de AVCs: um é caracterizado pela interrupção do fluxo de sangue (isquêmico) e o outro, pelo rompimento de um vaso sanguíneo (hemorrágico). Em ambos os casos, se a pessoa sentir os primeiros sintomas, deve procurar assistência médica com urgência.

“A obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro faz com que uma parte do órgão fique sem o oxigênio necessário. É justamente quando a irrigação do vaso se interrompe que o paciente começa a apresentar os sintomas. Nesse momento, ele deve procurar um médico”, explica o médico Daniel Abud, coordenador do serviço de neurorradiologia intervencionista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile