Conheça 3 chás potentes para desintoxicar o fígado e reduzir o inchaço
Cuidar da saúde do fígado vai muito além de evitar bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Algumas estratégias naturais simples, como a inclusão de chás específicos na rotina alimentar, podem contribuir para a proteção do segundo maior órgão do corpo humano, responsável por desempenhar funções cruciais no organismo, como a desintoxicação do sangue e a produção de bile para a digestão.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Na busca pelas melhores infusões para a saúde hepática, a coluna Claudia Meireles recorreu à expertise da nutricionista Cibele Santos. A especialista elegeu os três chás mais potentes para prevenir doenças do fígado e que, ainda, garantem a um detox no corpo, contribuindo para acabar com aquela sensação de inchaço.
LEIA TAMBÉM: Câmara prorroga contrato da reforma do prédio e obra deve terminar até fim do ano

Confira os três melhores chás para a saúde do fígado
Na lista das ervas indicadas por Cibele Santos, está o chá verde. Segundo a profissional, a especiaria é rica em antioxidantes, composição nutricional que melhora substancialmente a função hepática.
“Também indico sempre o boldo, um dos chás populares para problemas digestivos e hepáticos, que ainda ajuda a estimular a produção da bile. Outra erva é a dente-de-leão, conhecida por suas propriedades diuréticas, capaz de combater o inchaço”, recomenda.
Antes de complementar a rotina alimentar com chás e infusões, Cibele Santos adverte para a importância de consultar um profissional da saúde para entender os melhores horários, dosagens e possíveis efeitos colaterais. “Por exemplo, não há um horário fixo que garanta a eficácia dos chás, mas é recomendado consumi-los, preferencialmente, pela manhã para iniciar o dia com um impulso no metabolismo. Ou, então, antes das refeições para ajudar na digestão e potencializar os efeitos da desintoxicação”, argumenta a especialista.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
