Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de dezembro de 2024

Conheça alimentos que parecem ricos em proteínas, mas não são


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 23/12/2024 às 11h59
Ouvir: 00:00

O consumo de proteína é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo. Ela auxilia na perda de peso e no ganho de massa muscular, entre outras vantagens. Por conta desses benefícios, é comum procurar alimentos ricos em proteínas, mas alguns oferecem menos o nutriente do que as pessoas esperam.

image
Foto: Harrison Macourt/Pexels

À coluna Claudia Meireles, a nutricionista Leticia Gasparetto destacou algumas opções que as pessoas acreditam ser fontes de proteínas, mas que podem ser substituídas por outras mais nutritivas. Confira!

Proteína de soja (texturizada)

Segundo a nutricionista, a proteína de soja hidratada tem aproximadamente 12 g de proteína a cada 50 g. O alimento é abundante em fibras, ferro e isoflavonas. Para os que priorizam opções mais concentradas no macronutriente, Leticia Gasparetto recomenda substituir por suplemento de proteína isolada de soja, seitan, e peito de frango grelhado.

Tofu

Apesar de rico em cálcio, ferro e gorduras boas, o tofu oferece 8 g de proteína por 100 g do alimento, diz a nutricionista. De acordo com ela, tempeh, queijo tipo cottage e filé de peixe fornecem quantidades maiores dos aminoácidos essenciais.

Grão-de-bico

Cada 100 g de grão-de-bico cozido tem 7 g de proteína, diz a nutricionista. Além disso, a leguminosa é rica em fibras, ferro e folato. Apesar de ser extremamente nutritivo, Leticia Gasparetto recomenda lentilhas, edamame e ovos para aqueles que procuram opções mais proteicas que o grão-de-bico.

Ervilha

Também conhecida como fonte de proteína, a ervilha cozida oferece 5 g do macronutriente a cada 100 g. Ela ainda é rica em vitamina C e antioxidantes. Entre os alimentos mais proteicos, a nutricionista indica proteína isolada de ervilha, feijão azuki cozido e carnes magras, como patinho e alcatra.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

O que se sabe sobre a queda do avião em Gramado


Um avião turboélice bimotor de pequeno porte caiu neste domingo, 22, em Gramado, na serra gaúcha, na região da Avenida…


Um avião turboélice bimotor de pequeno porte caiu neste domingo, 22, em Gramado, na serra gaúcha, na região da Avenida…