O pistache, que ganhou destaque em sorvetes, bolos, cremes, até no whey protein, tem se tornado uma das grandes estrelas da gastronomia brasileira. Em 2024, diversas receitas com o sabor da semente invadiram as prateleiras e conquistaram o paladar do público. Porém, mais do que uma iguaria saborosa, o pistache é um aliado da saúde.
De acordo com o médico especialista em nutrologia, Rodrigo Schröder, a semente é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para o coração, a musculatura e o sistema nervoso.
Confira cinco benefícios do pistache para a saúde
- Rico em antioxidantes: Contém luteína, zeaxantina, vitamina E e compostos fenólicos, que ajudam a combater o estresse oxidativo e prevenir danos celulares.
- Melhora da saúde cardiovascular: As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas ajudam a reduzir o colesterol LDL (“ruim”) e melhorar o HDL (“bom”), promovendo a saúde do coração.
- Controle do peso: Rico em fibras e proteínas, o pistache promove saciedade e auxilia no controle do apetite.
- Auxilia na digestão: As fibras contribuem para a saúde intestinal, favorecendo a motilidade e o equilíbrio da microbiota.
- Melhora a capacidade cognitiva: O pistache, com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pode ajudar a prevenir a deterioração cognitiva e a perda de memória, comuns com o envelhecimento.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.