Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Conheça fruta tropical rica em vitamina C e ferro que protege a saúde


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/11/2024 às 09h13
Ouvir: 00:00
Screenshot_20241117_091609_Gallery
Foto: Hiram Alvarez/Pexels.

Em busca de um estilo de vida saudável, mais pessoas têm incluído frutas diferentes na alimentação. Uma fruta tropical que floresce em todo o Brasil e é rica em nutrientes pode ser uma boa alternativa para quem quer ter uma saúde melhor.

Trata-se do cajá, dono de característico sabor ácido e amargo, mas que esconde em sua polpa nutrientes essenciais para o organismo. Conhecido também como cajá-manga e taperabá, o fruto é rico em vitamina C, fibras, cálcio e potássio. Além disso, é pouco calórico, com 38 kcal a cada 100 gramas, menos que outras frutas populares como maçã, laranja e banana.

Os benefícios do cajá

Entre os principais benefícios do fruto estão seus fatores antioxidantes e fotoprotetores, que ajudam a manter uma boa saúde da pele e o organismo protegido. “O cajá é uma fruta completa”, resume o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin de São Paulo (HAS).

“O cajá é cheio de vitamina C, carotenoides e flavonoides, que são antioxidantes. Esses antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, fazem bem para os olhos, para a pele, além de terem uma ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias. Entre os carotenoides, ela possui betacaroteno, um fotoprotetor natural”, explica Moliterne.

A fruta ainda possui uma boa quantidade de fibras, que ajudam a dar uma sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino, o que pode ter um papel importante para quem está buscando emagrecer.

Leia a matéria completa no Metrópoles.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Militar do Exército sofre assalto, persegue e mata suspeito a tiros em praia do Guarujá


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…