Conheça planta poderosa no controle da ansiedade


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Conhecida pelo efeito calmante, a planta extraída do maracujá Passiflora incarnata — popularmente chamada de flor-da-paixão — tem ganhado destaque como uma alternativa natural para aliviar os sintomas da ansiedade e contribuir para uma noite de sono tranquila.

Foto: Reprodução

De acordo com o nutricionista Everton Batista, a planta é uma poderosa fonte de compostos bioativos como flavonoides, alcaloides e glicosídeos. O conjunto desses compostos faz da passiflora um ativo amplamente usado pela medicina ayurvédica, uma vez que oferece diversos benefícios para os sistemas nervoso e digestivo.

Entenda

Conheça os benefícios da planta para o alívio da ansiedade

De acordo com Everton, a planta tem sido utilizada como uma alternativa eficaz para aqueles que sentem a necessidade de aliviar as tensões sem fazer uso de medicamentos mais “pesados” e, consequentemente, sentir os efeitos comuns dos ansiolíticos tradicionais.

Para aqueles que pensam que os benefícios da passiflora só estão ligadas aos efeitos calmantes, o especialista assegura que é possível notar impactos positivos no sistema gastrointestinal, especialmente em situações de desconfortos ligados ao estresse.

“Por atuar na musculatura do intestino, ela ajuda a aliviar sintomas típicos da síndrome do intestino irritável, como cólicas e distensão abdominal. É comum, por exemplo, que pacientes ansiosos relatem episódios de diarreia antes de momentos importantes. Isso evidencia como a mente e o intestino estão profundamente conectados”, explica Everton Batista.

Ele ainda detalha que, embora a planta não seja classificada como um estimulante, seu impacto na redução da ansiedade pode ter contribuições significativas na melhora indireta do foco e da concentração em pessoas que estão muito agitadas ou tensas.

“Mesmo sendo uma opção natural e bem tolerada, seu uso deve sempre ser orientado por um profissional de saúde, especialmente se combinado com outros medicamentos”, alerta o especialista.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile