Conheça quais são 8 melhores raças de cães de guarda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

O territorialismo é um traço comum em animais de estimação. Entre os cães, algumas raças em especial conseguem se destacar por suas habilidades de “proteger” o próprio lar, vendo os tutores como partes importes da matilha.

mulher-jovem-curtindo-um-tempo-com-seu-cachorro-ao-ar-livre_23-2149131459
Foto: Freepik

Para quem deseja se sentir mais seguro dentro de casa, as raças de trabalho podem auxiliar a criar uma atmosfera confortável. Entretanto, é importante estar ciente que esses cães não irão atuar efetivamente contra ameaças, mas estarão em alerta para avisar a família sobre possíveis perigos.

Com receptores olfativos e frequência auditiva ampliada, os cachorros são capazes de perceber rapidamente movimentações estranhas ou atípicas. De acordo com veterinário Pedro Ilha, essas são as oito raças com maior destaque no papel de cães de guarda:

1. Pastor belga malinois

closeup-retrato-de-um-lindo-cao-pastor-alemao-correndo-na-grama_181624-30360
Os cães dessa raça são comumente utilizados pela polícia / Foto: Freepik

Os cães dessa raça são considerados os mais inteligentes do mundo. Por isso, constituem uma das raças mais utilizadas pela polícia. São cachorros leves, fortes e ágeis. “Mas não se engane, os malinois são extremamente ativos. Para se ter um cão desse, é necessário espaço e fazer o cão gastar muita energia”, adverte Ilha.

2. Doberman

Foto: Freepik

Os dobermans também foram cães muito utilizados pela polícia, mas no anos 1990, perdendo o espaço para os pastores belga malinois. Apesar de serem extremamente afetuosos com tutores e com a família, os dobermans têm aversão a pessoas desconhecidas. “Os dobermans são conhecidos por serem cães ‘limpos’ por não terem cheiros tão forte”, descreve.

3. Cane corso italiano

A raça também está na lista entre os melhores / Foto: Freepik

Os cães dessa raça já foram muito utilizados para caçar javalis e fazer a guarda. São pets robustos, fortes e imponentes, além de serem protetores e leais aos donos. Contudo, assim como os dobermans, os cane corso italiano são aversos a estranhos.

4. Rotweiller

Os cães dessa raça precisam de bastante espaço/Foto: Freepik

Os cachorros rottweiller são carinhosos com a família, e são considerados cães extremamente inteligentes. São pets de grande porte e, por isso, precisam de espaço. “É conhecido por seu porte potente e robusto, com uma das mordidas mais fortes entre os cães”, afirma Ilha.

5. Pastor alemão

Os pastores alemães também estão na lista de maior propensão a problemas de saúde/Foto: Freepik

Assim como os dobermans, os cães dessa raça também já tiveram seu momento como cães policiais. Ilha explica que eles se destacam por características como a lealdade e inteligência, além de possuírem um instinto de guarda extremamente aguçado.

6. Schnauzer gigante

Os cães dessa raça são imponentes e resistentes/Foto: Freepik

A raça foi criada na Alemanha com o intuito de desempenharem habilidades na condução e proteção de rebanhos de gado. “É um cão extremamente imponente e resistente. Já foi muito utilizado pela policia alemã”, descreve.

7. Dogue canário

Foto: Freepik

Originários das Ilhas Canárias, na Espanha, os cães dessa raça são robustos, fortes e têm um instinto de guarda aguçado — traços expressados devido à genética desses pets. “São conhecidos por serem bastante corajosos e seguros de si”, diz Ilha.

8. Dogue alemão

Essa raça está entre as maiores do mundo 

O passado desses cães chama atenção, uma vez que já foram utilizados para caçar javalis. Eventualmente, os dogue alemães se tornaram cães de guarda e companhia.

Conhecidos como os maiores cães do mundo, os pets dessa raça podem executar muito bem o papel de cães de guarda, caso sejam bem treinados para tal.

As informações são do Metrópoles.

Sair da versão mobile