Conselho de Odontologia faz alerta sobre riscos do morango do amor


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta, nessa segunda-feira, 28, sobre os riscos que o consumo do morango do amor pode oferecer à saúde bucal.

A consistência da sobremesa, viral nas redes sociais, preocupa os dentistas, especialmente no caso de pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou facetas. A receita do doce envolve morango coberto com brigadeiro branco e uma casca de caramelo rígida.

“Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados”, diz o CFO em comunicado.

Alguns dos vídeos que circulam nas redes sociais mostram acidentes com o morango do amor, com a quebra de lentes de contato dentais, desprendimento de dentaduras, contenções, além de próteses arrancadas devido à força exigida para morder o doce.

Foto: @cheffpatricksantos/Instagram/Reprodução

Riscos do morango do amor

O Conselho Federal de Odontologia aponta que pacientes que usam aparelhos ortodônticos, contenções, facetas, próteses removíveis ou fixas estão entre os que correm maior riscos ao consumir o morango do amor. Alimentos duros e pegajosos podem danificar ou deslocar os dispositivos, além de provocar lesões na gengiva ou na mucosa oral ao serem arrancados por acidente.

“Alimentos excessivamente duros representam um risco real para quem utiliza próteses dentárias ou aparelhos ortodônticos fixos, podendo causar deslocamentos indesejados e até microfraturas. Para pacientes nessa condição, o ideal é evitar totalmente o consumo desses itens”, afirma o dentista Cristiano Demartini, especialista em endodontia e CEO do hospital Odonto Top.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile