Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de janeiro de 2026

Conta de água da Sabesp fica mais cara a partir de hoje


Por Agência Estado Publicado 01/01/2026 às 15h04
Ouvir: 00:00

A partir desta quinta-feira, 1º, a conta de água e esgoto fica mais cara no Estado de São Paulo. Ao menos, para os 371 municípios atendidos pela Sabesp, incluindo a capital paulista.

Em dezembro, a Sabesp anunciou o primeiro reajuste na tarifa após a sua privatização: 6,1106%. O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

A Arsesp afirma que a mudança se refere “exclusivamente à reposição inflacionária, sem aumento real para o consumidor”. Procurada, a Sabesp não quis se manifestar.

Entenda o cálculo

O reajuste acompanhou a inflação registrada pelo IBGE por meio do IPCA, que considera a variação nos preços da cesta básica de produtos e serviços da população. O cálculo leva em conta o acumulado dos 16 meses entre julho de 2024, quando a Sabesp foi privatizada, e outubro de 2025 – último dado disponível quando o levantamento foi apresentado à Arsesp.

O reajuste será anual e, nas próximas recomposições, a tarifa será atualizada com base na inflação de 12 meses.

A agência reguladora argumenta que o reajuste ficou 15% abaixo do valor que seria aplicado caso a Sabesp ainda fosse estatal. A tarifa de referência para 2026 ficou em R$ 6,76/m³.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resgates no Mar da zona sul do Rio crescem mais de 1.700% no Réveillon deste ano


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira, 1º, ter registrado 547 resgates nas praias da zona…


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira, 1º, ter registrado 547 resgates nas praias da zona…