Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de setembro de 2024

Cooperativas de crédito lançam campanha educativa contra golpes digitais

Cresol aderiu à ação #CliqueConsciente, que terá etapas de prevenção, detecção e orientação contra golpes e fraudes


Por Redação GMC Online Publicado 12/09/2024 às 11h09
Ouvir: 00:00
cresol-somos-coop-seguranca (foto)
Foto: Ilustrativa

Diante do aumento de golpes e fraudes financeiras no Brasil, as cooperativas de crédito, em parceria com o Sistema OCB e a Câmara Temática de Crédito, lançaram a campanha #CliqueConsciente. A iniciativa, intitulada “Juntos por mais segurança digital”, foi apresentada no dia 8 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 5 mil participantes para debater o futuro do segmento cooperativista no país.

Segundo estudo da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados para a previsão de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a #CliqueConsciente surgiu como uma resposta para educar os cooperados sobre segurança digital.

A campanha está sendo desenvolvida em três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira aborda medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda ensina a identificar rapidamente atividades suspeitas. Por fim, a etapa de ação fornece orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada.

A intercooperação é o ponto mais importante da #CliqueConsciente, já que as cooperativas de crédito Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos, Credsis, Uniprime, Cooperforte, CrediBRF, Sisprime, Barrracred e Credicoamo estão unidas para criar uma rede de segurança robusta no combate a esses crimes. “Todo o time vai trabalhar de forma conjunta para garantir que nossos cooperados percebam o empenho das cooperativas em reduzir fraudes e riscos online”, afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.

Na Cresol, outras iniciativas também são mantidas para promover a segurança. Uma delas é a página Segurança – Cresol, que traz informações para ajudar a reconhecer e se proteger de diferentes tipos de golpes e fraudes, checklist de segurança e o que fazer em caso de identificar um golpe. “Temos que conscientizar cada vez mais nossos cooperados sobre cuidados de segurança digital, para prevenir incidentes e perdas. Disseminar esses cuidados impacta a todos, é nosso papel orientar e contribuir com as ações para termos uma sociedade mais segura”, destaca Marco Carvalho de Oliveira, gerente de Segurança Cibernética da Cresol Confederação.

A divulgação da campanha #CliqueConsciente acontece até janeiro de 2025, por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

PF prende ‘Patroa’ do PCC no dia de sua posse como estagiária de Direito no Ministério Público


A Promotoria de Justiça de Itapeva, no interior de São Paulo, iria ganhar uma estagiária, Elaine Souza Garcia, na última…


A Promotoria de Justiça de Itapeva, no interior de São Paulo, iria ganhar uma estagiária, Elaine Souza Garcia, na última…

Geral

Brasil ultrapassa 1 mil casos de mpox e supera total de registros de 2023


O Brasil ultrapassou mil casos confirmados ou prováveis de mpox neste ano e superou o total de 2023, de acordo…


O Brasil ultrapassou mil casos confirmados ou prováveis de mpox neste ano e superou o total de 2023, de acordo…

Geral

STF define regras para fornecimento de remédios fora da lista do SUS


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu critérios para as situações em que a União e os Estados deverão ser responsáveis…


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu critérios para as situações em que a União e os Estados deverão ser responsáveis…