Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

COP30: potencial do TFFF é de bilhões e bilhões de dólares, diz presidente da CNSeg


Por Agência Estado Publicado 09/11/2025 às 19h37
Ouvir: 00:00

O potencial de captação de recursos do investidor privado pelo Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) é de bilhões e bilhões de dólares. O prognóstico é de Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

“O TFFF oferece três pontos importantes para o investidor. Tem risco baixo. Tem rentabilidade. É verdade que o retorno não é uma ‘Brastemp’, mas é rentável. E ainda oferece liquidez”, disse o ex-ministro do Planejamento.

“Ao ter essas três condições, o fundo tem potencial de atrair muitos bilhões globalmente”, afirmou.

O presidente da CNSeg pontuou que muitas seguradoras têm encontrado dificuldade de encontrar ativos “verdes” para compor suas carteiras de investimentos. “A CNSeg tem pedido para o Tesouro Nacional a emissão de ‘green bonds’ no Brasil. O Tesouro já fez duas emissões de ‘green bonds’, mas só no exterior”, disse Dyogo.

O ex-ministro disse que ficou “realmente muito otimista” com o fundo, que classificou como sofisticado e criativo e que parece oferecer as garantias de liquidez, retorno e risco controlado.

“O mais difícil o Brasil já fez, que é trazer o dinheiro soberano”, afirmou Lucca Rizzo, especialista em financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS). “O Brasil lançou a ideia do fundo em Dubai, na COP30, e em dois anos conseguiu tirar do papel”, elogiou Rizzo.

O especialista do iCS pontuou que o instrumento é um ganha-ganha porque remunera o país em desenvolvimento e realmente conserva a floresta tropical. “É um instrumento de pagamento por resultado”, disse Rizzo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…