Coronavírus inédito na América do Sul é achado em morcegos brasileiros
Pesquisadores detectaram um coronavírus em morcegos brasileiros nunca relatado anteriormente na América do Sul. O vírus batizado de BRZ batCoV tem o mesmo mecanismo genético encontrado nos agentes infecciosos que causam a Covid-19 e a Mers.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Osaka (Japão), em parceria com uma equipe internacional de cientistas, incluindo brasileiros. Os resultados foram publicados na última segunda-feira (27/10) em versão pré-print.
LEIA TAMBÉM: Homem é entubado após bater moto elétrica em porta de carro em Maringá

As amostras foram identificadas no Pteronotus parnellii, uma espécie de morcego pequeno chamada de “bigodudo”. A presença do animal é comum na América Latina. De acordo com a análise, o vírus mais recente faz parte da família dos betacoronavírus, incluindo o Sars-CoV-2 (vírus da Covid-19) e o Mers-CoV.
Ao realizar o sequenciamento genético, foi possível identificar que o BRZ batCoV tem um mecanismo para se infiltrar em células humanas parecido com o detectado no Sars-CoV-2.
Esse mecanismo de ação nunca havia sido encontrado em morcegos nas Américas. Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem uma possível evolução viral natural nos animais voadores.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
