Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Corpus Christi é feriado? Entenda o que diz a lei sobre o ponto facultativo


Por Agência Estado Publicado 16/06/2025 às 11h43
Ouvir: 00:00

Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, que neste ano será celebrado em 19 de junho? Pois saiba que a celebração católica da eucaristia não é – e nunca foi – feriado nacional no Brasil. Mas é feriado em vários Estados e muitos municípios. Em âmbito federal, é ponto facultativo – quando cabe a cada empresa decidir se autoriza ou não a folga de seus funcionários.

image
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A data que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo, por meio da consagração do pão e do vinho, foi instituída em 1264 pelo papa Urbano IV e trazida para o Brasil pelos portugueses.

Em 17 capitais estaduais será feriado, por força de lei municipal ou estadual: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. Nesses locais, órgãos públicos e grande parte do comércio não funcionam.

Nas demais capitais o funcionamento do comércio e de órgãos públicas dependerá da decisão de cada empregador ou gestor público.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é o nome de uma celebração instituída pela Igreja Católica em 1264 para comemorar a eucaristia, o sacramento cristão segundo o qual o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Essa celebração acontece numa data móvel, sempre numa quinta-feira e exatamente 60 dias depois da Páscoa. Em 2025, a data é 19 de junho.

A celebração é realizada numa quinta-feira por ser diretamente ligada a outra data religiosa, a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser crucificado, que ocorreu na quinta-feira anterior à Páscoa. Naquela data, segundo a Igreja Católica, Cristo ofereceu a Deus o seu corpo e o seu sangue, representados respectivamente por pão e vinho, e entregou esses alimentos aos apóstolos para que eles consumissem, ordenando que assim fizessem também com seus sucessores.

“Tomai todos e comei. Isto o pão é o Meu Corpo, que é entregue por vós”, teria dito Cristo. Foi então criada a crença de que o pão e o vinho, a partir do ato da consagração, se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Esse fenômeno é chamado transubstanciação.

Foi a partir daí que se instituiu Corpus Christi, com o objetivo de reafirmar a importância do pão e do vinho como o corpo e o sangue de Cristo.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

Geral

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…