Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Creatina: como escolher o melhor suplemento e fugir de falsificações


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 05/06/2025 às 10h04
Ouvir: 00:00

Os suplementos alimentares, como a creatina, têm conquistado muitos adeptos, com a ideia de melhorar a qualidade de vida ou a resistência muscular. Apesar de ser produzida naturalmente pelo organismo, muitas pessoas recebem indicação para suplementar a substância, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Mas, afinal, como saber se a creatina ingerida é de qualidade?

Workout and sport concept. Healthy athletic woman raises arm, shows biceps, wears casual pink top, holds bottle of water, has towel on neck for wiping sweat, exercises indoor, isolated on purple wall
Foto: Freepik

Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, destaca que, com a popularização da suplementação esportiva, a creatina se tornou uma das queridinhas de quem busca melhor desempenho físico e ganho de massa muscular.

“Diante da avalanche de marcas disponíveis — especialmente no ambiente on-line —, saber escolher uma creatina de qualidade é fundamental para garantir eficácia e, principalmente, segurança”, pontua a profissional.

Para fugir de marcas falsificadas ou com menor eficácia, a nutricionista recomenda optar por empresas de referência no mercado. “Fabricantes consolidados tendem a seguir padrões rigorosos de produção e controle de qualidade. Além disso, é direito do consumidor solicitar o laudo técnico do produto, documento que comprova a pureza e composição da substância.”

“Outro ponto de atenção é o preço. Produtos com valores muito abaixo da média devem acender o sinal de alerta. Isso pode indicar baixa qualidade, adulterações ou até falsificações”, acrescenta.

A profissional sugere tomar mais cuidado ao fazer compras on-line. “Embora o e-commerce facilita muito a vida, ele também abre brechas para a venda de produtos questionáveis. Plataformas conhecidas não garantem a autenticidade do que você está comprando. O ideal é recorrer a lojas especializadas ou fornecedores já consolidados, que ofereçam algum nível de segurança e rastreabilidade.”

Selo garante a qualidade da creatina

Juliana indica que um diferencial buscado por muitos é o selo Creapure, uma patente alemã que certifica a pureza da creatina monohidratada. “Mas, vale lembrar: não ter o selo não significa, automaticamente, que o produto é ruim. Existem excelentes marcas no mercado que, mesmo sem essa certificação, entregam um produto seguro e eficaz”, finaliza a expert.

As informações são do Metrópoles.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel SP diz que número de consumidores sem energia cai para 345,2 mil


A Enel SP atualizou para 345,2 mil o número de consumidores sem energia elétrica em sua área de concessão neste…


A Enel SP atualizou para 345,2 mil o número de consumidores sem energia elétrica em sua área de concessão neste…

Geral

MPTCU pede suspensão da renovação da concessão da Enel após apagões em SP


O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao presidente da Corte de Contas que suspenda…


O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao presidente da Corte de Contas que suspenda…

Geral

Enel diz ainda não ter sido notificada de prazo de 12 horas para restabelecer serviço em SP


A Enel informou hoje ainda não ter sido notificada da decisão liminar proferida pela Justiça de São Paulo, que deu…


A Enel informou hoje ainda não ter sido notificada da decisão liminar proferida pela Justiça de São Paulo, que deu…