21 de fevereiro de 2025

Cresol beneficiou mais de 340 mil pessoas em 2024

O fundo visa atender entidades sociais nas áreas de atuação das cooperativas filiadas à Central Cresol Baser


Por Redação GMC Online Publicado 30/01/2025 às 10h50
Ouvir: 03:37
Cresol Pioneira_Fundo Social
Foto: Divulgação

A Cresol destina, todos os anos, uma parte dos recursos provenientes dos resultados obtidos pelas cooperativas para o Fundo Social, fundo estatutário dedicado a apoiar ações realizadas por entidades com foco no desenvolvimento das comunidades na área de atuação da cooperativa. Os projetos atendidos são voltados para educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, inclusão social e inclusão financeira.

No ano de 2024, as cooperativas ligadas à Central Cresol Baser disponibilizaram R$ 4.270.679,53 para projetos vinculados ao Fundo Social, beneficiando 349.678 pessoas em diversas regiões do Brasil. Os projetos inscritos são avaliados seguindo critérios como impacto social, inclusão social, inovação e vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O apoio a essas ações beneficiam espaços como a Apae de Lobato, na região Noroeste do Paraná, fundada em 1997, que atende crianças, adolescentes e adultos. Com o Fundo Social da Cresol Pioneira, foram adquiridos equipamentos como ar-condicionado, freezer, micro-ondas e uma máquina de costura através do projeto “Equipar para melhor atender”.

De acordo com o presidente da instituição, Daniel Gomes da Rocha, o recurso foi utilizado para melhorar o espaço e realizar mais formações para as pessoas atendidas. “Conseguimos fazer investimentos como oficinas de artesanato e também melhorias estruturais que trouxeram flexibilidade, conforto e comodidade”, destacou. 

Outro projeto beneficiado foi o “Empreendedoras da Beleza”, uma ação social destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de capacitá-las em técnicas de beleza para atuar como empreendedoras autônomas nesse setor e, além disso, criar redes de apoio e colaboração entre as participantes. 

A iniciativa foi financiada pelo Fundo Social da Cresol Amazônia, disponibilizando R$ 37.000,00 para a execução do projeto, que se destacou por proporcionar autonomia financeira às mulheres, impactando positivamente as suas vidas e suas comunidades.

Para o presidente da Central Cresol Baser e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, o fundo cumpre um dos princípios do cooperativismo, que é o apoio e o desenvolvimento das comunidades. “Todos os anos, durante as assembleias, são apresentados os resultados obtidos em cada uma das cooperativas, e parte desses resultados pode ir para o Fundo Social. É o resultado da participação dos nossos cooperados voltando para ações que beneficiam a própria comunidade onde eles vivem”, explicou.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 970 mil cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Avião da Latam fica com ‘bico’ destruído após choque com pássaro: ‘Quem paga a conta?’, diz CEO


Uma aeronave da companhia aérea Latam Airlines precisou retornar ao aeroporto de origem do seu voo – o Galeão, no…


Uma aeronave da companhia aérea Latam Airlines precisou retornar ao aeroporto de origem do seu voo – o Galeão, no…

Geral

Exército terá de adotar cotas em colégios militares, decide Justiça


Os colégios militares de todo o País deverão adotar cotas raciais e sociais em processos seletivos para admissão de alunos….


Os colégios militares de todo o País deverão adotar cotas raciais e sociais em processos seletivos para admissão de alunos….

Geral

Faculdade Oswaldo Cruz em recuperação judicial: o que vai acontecer com alunos e professores


As atividades da centenária Faculdade Oswaldo Cruz (FOC) estão paralisadas há três meses. Muitos formandos não conseguiram pegar o diploma…


As atividades da centenária Faculdade Oswaldo Cruz (FOC) estão paralisadas há três meses. Muitos formandos não conseguiram pegar o diploma…