Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Descarrilamento na Linha 4-Amarela: trens têm funcionamento parcial pelo terceiro dia


Por Agência Estado Publicado 11/09/2025 às 07h50
Ouvir: 00:00

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo funciona na manhã desta quinta-feira, 11, por uma única via entre as estações Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi com maiores intervalos entre os trens.

Desde o descarrilamento de parte de um trem da Linha 4-Amarela na manhã de terça-feira, 9, a operação está parcial em razão de trabalhos sendo realizados para consertos dos trilhos afetados. Na quarta-feira, 10, eram longas as filas nas catracas e também nas plataformas das estações.

Segundo a concessionária ViaQuatro, apesar de a operação permanecer em via singela no trecho entre as estações Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi, não há restrição de velocidade.

“Nos horários de pico, os intervalos entre os trens no trecho Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi ficarão em aproximadamente 5 minutos e, no restante da linha, entre São Paulo – Morumbi e Luz, intervalos de aproximadamente 2 minutos e meio”, afirma a concessionária.

Alternativas

Aos passageiros prejudicados pela interrupção do serviço, a ViaQuatro publicou orientações nas suas redes sociais de como as pessoas devem “seguir viagem”:

– Linha 1-Azul e 11-Coral: Conexão em Luz
– Linha 2-Verde: Conexão em Paulista
– Linha 3-Vermelha: Conexão em República
– Linha 5-Lilás: Conexão em Santo Amaro ou Santa Cruz
– Linha 9-Esmeralda: Conexão em Pinheiros ou Santo Amaro

De acordo com a ViaQuatro, para diminuir o impacto aos passageiros no horário de pico, ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente às Situações de Emergência (Paese) apoiam o deslocamento entre Taboão da Serra e São Paulo-Morumbi, com parada na estação Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro.

O serviço de ônibus da concessionária, que atende o trecho entre o Terminal Vila Sônia e Taboão da Serra, também permanece estendido até a Estação São Paulo-Morumbi.

“As equipes de manutenção continuam 100% dedicadas em restabelecer a operação nas duas vias o mais breve possível, assim como o time de atendimento segue à disposição para orientar e auxiliar os clientes no que for necessário”, afirma a concessionária. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enel acumula mais de R$ 77 milhões em multas aplicadas pelo Procon-SP


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…


A concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e região metropolitana, soma mais de…

Geral

Apagão em 24 cidades da Grande SP chega ao 6º dia; mais de 30 mil residências seguem sem luz


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…


Mais de 30 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo nesta terça-feira, 16, no 6º dia do…

Geral

Incêndio atinge loja em Copacabana, no Rio, e deixa quatro feridos


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…