Descubra os alimentos que não devem ser cozidos junto com o feijão
Quem não gosta de comer feijão novinho? Ele é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, mas nem tudo combina com o grão na hora do preparo. De acordo com a nutricionista Cibele Santos, há ingredientes que, se cozidos junto com o feijão, podem afetar tanto a digestão quanto o resultado final do prato.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

Cibele lista cinco alimentos que merecem atenção e devem ser evitados durante o cozimento:
1. Laticínios (leite, queijo, iogurte)
A combinação pode causar desconfortos digestivos. “O tempo de digestão é diferente e, juntos, podem fermentar no estômago, gerando gases e mal-estar”, explica a nutricionista.
2. Carnes muito gordurosas (como bacon e linguiça)
Apesar de populares, essas carnes tornam o prato pesado e de difícil digestão. “O excesso de gordura dificulta o processo digestivo e pode gerar sensação de estufamento”, alerta.
3. Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e repolho)
Segundo a especialista, esses vegetais, quando cozidos junto com o feijão, também favorecem a formação de gases. “Eles fermentam no intestino e, somados ao feijão, podem potencializar o desconforto.”
4. Batata-doce e batata
Esses tubérculos têm tempos de cozimento diferentes. “Enquanto o feijão ainda está firme, a batata já pode estar desmanchando, o que compromete a textura do prato”, diz a nutricionista.
5. Alho e cebola em excesso
Comuns no tempero do feijão, podem causar problemas se usados em grandes quantidades. “O excesso pode irritar o estômago e intensificar os efeitos colaterais do feijão, como gases e distensão abdominal”, explica Cibele.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
