Descubra os principais alimentos que ajudam a melhorar a visão
Os olhos estão entre os órgãos mais sensíveis e importantes do corpo humano. Por isso, cuidados com a visão merecem uma atenção especial, já que alterações ou doenças oculares podem comprometer significativamente a qualidade de vida.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Entre as medidas mais conhecidas para garantir uma boa saúde ocular estão consultas regulares com um oftalmologista, uso de óculos ou lentes corretivas quando necessário, moderação no tempo de tela e uso adequado de colírio. O que nem todos sabem, porém, é que a alimentação também exerce um papel fundamental nos cuidados com a visão.
LEIA TAMBÉM: Surgimento de escorpiões sobe mais de 30% em Maringá; saiba como identificar a picada e onde procurar ajuda
Segundo a médica, a inserção desses alimentos na dieta pode prevenir problemas como cegueira noturna, catarata e doenças na retina; proteger o olho contra a degeneração macular; e proporcionar um aumento da lubrificação ocular, o que, consequentemente, traz alívio em condições como a síndrome do olho seco, por exemplo.
A coluna perguntou ao nutricionista Fernando Castro quais são os melhores alimentos para proteger a visão.

Confira:
1 – Peixes
Peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e atum, ajudam a reduzir processos inflamatórios e favorecem a lubrificação natural dos olhos. A gordura contida neles atua diretamente na manutenção e produção das lágrimas. Os peixes são uma ótima escolha para pacientes com síndrome do olho seco, por exemplo, incluírem no cardápio.
2 – Vegetais e leguminosas verde-escuros
Os vegetais e leguminosas verdes, como o espinafre, couve e rúcula, se destacam por serem ricos em vitaminas A e C.
As vitaminas do complexo A, como o retinol e os carotenoides, são essenciais para o bom funcionamento da retina e potencializam a eficiência da visão noturna. Esses nutrientes podem ser encontrados em vegetais como a abóbora e o espinafre.
Já a vitamina C, presente no brócolis, pimentão e frutas cítricas (como o limão), funciona como antioxidante natural no organismo, protegendo as células oculares contra radicais livres, e retardando processos degenerativos no olho.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
