Descubra por que o veneno de escorpião é o líquido mais caro do planeta

O líquido mais valioso do mundo é o veneno do escorpião Leiurus quinquestriatus, animal que também leva a “fama” de “perseguidor da morte”. Trata-se de um escorpião encontrado em desertos do norte da África e do Oriente Médio e que é dono de um dos venenos mais letais da natureza. De acordo com especialistas, somente 0,25mg pode matar um rato de 1 quilo. Assim como mortal, o veneno do escorpião também é extremamente caro.
Apesar de ser necessário “ordenhar” 2,6 milhões de escorpiões para encher um galão de 3,8 litros com o veneno, o valor do produto final seria de cerca de R$ 190 milhões.
No entanto, por que essa substância perigosa é tão valorizada? A resposta está na medicina. De acordo com o Extra, a clorotoxina, um peptídeo encontrado no veneno do “perseguidor da morte”, tem o potencial de ser utilizada em diversas descobertas médicas, incluindo o tratamento de alguns tipos de câncer e outras doenças.
A clorotoxina já foi usada para identificar tumores cancerígenos e sua localização, além de ter eliminado a malária em mosquitos em experimentos. Espera-se que resultados semelhantes possam ser produzidos em humanos, tornando o veneno desse escorpião extremamente valioso no campo da medicina.