Embora tenha sido injustamente taxado por muitos como vilão, os carboidratos não devem ser banidos da dieta, uma vez que temos a necessidade desse nutriente em uma proporção de 45% a 65% dentro do valor energético total.
Existem alguns tipos de carboidratos, aliás, que turbinam a perda de peso. Para isso, basta selecionar com atenção. Enquanto itens integrais, frutas e vegetais podem ser proveitosos ao bem-estar, outros, como os refinados e ricos em açúcares, devem ser evitados ao máximo.
Um exemplo de alimento altamente benéfico em dietas de emagrecimento é o cuscuz. Tipicamente nordestino, o quitute é aliado da perda de peso por conter nutrientes, antioxidantes, betacarotenos e vitaminas do complexo B. Além disso, a receita conta com fibras — e em abundância.
Para quem não sabe, a fibra é um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo organismo, favorecendo a saciedade e o bom funcionamento intestinal, e promovendo controle glicêmico.
Esse alimento ainda pode ser considerado baixo em calorias. Enquanto 100g de tapioca contém 284 calorias, sendo 71 g apenas de carboidratos, o cuscuz oferece 113 calorias, na mesma quantidade, com 25 g de carboidratos.