‘Dia do Coração’: perdoar é uma forma de combater doenças cardiovasculares


Por Luciana Peña/CBN Maringá
image
Imagem Ilustrativa | Foto: AS Photograpy/Pixabay

A saúde do coração é o tema do Setembro Vermelho, um mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou a campanha “Cada coração importa”. Segundo a entidade, 400 mil brasileiros morrem por ano de doenças cardiovasculares. É uma morte a cada 90 segundos.

As doenças cardiovasculares mais comuns são: hipertensão, doença arterial coronária, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e obstrução das artérias das pernas e das carótidas.

A prevenção passa pela prática de exercícios, alimentação saudável e equilibrada e pelo abandono do tabagismo. A cardiologista Chiu Braga, da Universidade Positivo, explica a importância da data.

“O objetivo da criação do Dia Mundial é para que haja maior conscientização da população mundial sobre as doenças cardiovasculares que são a maior causa de mortalidade juntamente com o acidente vascular encefálico”, reforça Braga.

Mas além destas formas de prevenção, bastante conhecidas e propagadas, o médico cardiologista Ibraim Masciarelli, em vídeo divulgado na página da Sociedade Brasileira de Cardiologia, na internet, cita outra forma de prevenir doenças cardiovasculares: o perdão. 

Perdoar e ser grato são atitudes que aliviam o estresse e reduzem a pressão sanguínea.

“O perdão é fundamental, seja grato pelas pequenas boas coisas que acontecem na vida. Essas coisas ajudam o coração, ajudam a controlar a pressão, vão ajudar você a fugir do infarto. Evite o estresse, tente lidar com as dificuldades da vida, entendendo que as dificuldades da vida existem para todos nós. E o problema não é a dificuldade, é como nós reagimos a ela. E o estresse cientificamente provado afeta o coração. Não vai deixar que o seu coração funcione tão bem. Então, tão importante como praticar atividade física, evitar excesso de carboidratos, controlar o peso e abandonar o cigarro, é exercer técnicas que enobreçam o perdão, enobreçam a gratidão e fujam do estresse, para que o seu coração possa bater forte e saudável por muito tempo”, expõe Ibraim Masciarelli.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile