03 de julho de 2025

Duas plantas que expulsam escorpiões amarelos e deixam a casa cheirosa


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 15/06/2025 às 10h36
Ouvir: 01:44
image

Os escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) são uma das espécies de aracnídeos mais temidas. Isso porque o veneno pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos. Ou seja, a presença desses animais representa um sério risco à saúde. Existem algumas formas naturais de “expulsá-los” de casa, e uma delas são as plantas.

Mais que manter os ambientes limpos, vedados e dedetizados, ter espécies como a lavanda e o alecrim no seu lar pode afastar os escorpiões, sobretudo em regiões onde o aparecimento é mais recorrente.

De acordo com o biólogo Danilo Dantas, professor de ciências biológicas e biólogo de campo na área de fauna e flor, o cultivo, por si só, não irá combater uma infestação, mas colabora na missão de vê-los longe da residência.

De acordo com o expert, o ideal é colocar essas plantas perto de portas, janelas, muros e ralos, por onde os aracnídeos costumam entrar.

Lavanda espanta escorpiões amarelos

Embora seja agradável para os humanos, o odor da lavanda atua como um repelente natural para os escorpiões amarelos. Para cultivar, escolha lugares com muito sol e solo drenado.

O melhor é que, mais que deixar esses aracnídeos longe de casa, a lavanda ainda conta com prioridades naturais reconhecidas cientificamente, como a capacidade de aumentar a calma e ajudar na concentração.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação