Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de janeiro de 2026

É verdade que usar whey protein causa espinhas? Entenda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/01/2026 às 15h27
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução | Freepik

O whey protein é um dos suplementos mais consumidos, especialmente por quem pratica atividades físicas e busca aumentar a massa muscular. No entanto, muitas pessoas se perguntam se o uso dele pode estar relacionado ao surgimento de espinhas. Esse é um tema que gera bastante debate, com várias opiniões sobre os possíveis efeitos do whey na saúde da pele.

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, amplamente utilizada como suplemento alimentar para auxiliar na construção muscular. Ele é rico em aminoácidos essenciais e se caracteriza por sua rápida absorção pelo organismo, tornando-se uma ótima opção para a recuperação muscular pós-treino.

Existem diferentes tipos do suplemento, como o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado, com variações em termos de composição e digestibilidade. Cada um desses tipos pode ter um impacto ligeiramente diferente no organismo mas, em geral, a função principal do whey protein é fornecer proteínas para quem busca melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular.

Relação entre whey protein e as espinhas

O principal motivo pelo qual o whey protein é associado ao surgimento de espinhas tem a ver com a produção de hormônios e a atividade das glândulas sebáceas. Algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de proteína, especialmente o whey, pode influenciar níveis de hormônios como a insulina e o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), ambos conhecidos por desempenharem um papel na formação de acne.

Estudos sugerem que o whey protein pode aumentar a produção de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele. Esse aumento pode obstruir os poros e, em alguns casos, contribuir para o aparecimento de espinhas. Isso ocorre porque, ao se acumular nos poros, o sebo cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias, levando à inflamação e formação das temidas espinhas.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Três pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio, diz TV


Três pessoas morreram após a queda de um helicóptero neste sábado, 17, em Guaratiba, bairro da zona oeste do Rio,…


Três pessoas morreram após a queda de um helicóptero neste sábado, 17, em Guaratiba, bairro da zona oeste do Rio,…