Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de janeiro de 2026

É verdade que usar whey protein causa espinhas? Entenda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/01/2026 às 15h27
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução | Freepik

O whey protein é um dos suplementos mais consumidos, especialmente por quem pratica atividades físicas e busca aumentar a massa muscular. No entanto, muitas pessoas se perguntam se o uso dele pode estar relacionado ao surgimento de espinhas. Esse é um tema que gera bastante debate, com várias opiniões sobre os possíveis efeitos do whey na saúde da pele.

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, amplamente utilizada como suplemento alimentar para auxiliar na construção muscular. Ele é rico em aminoácidos essenciais e se caracteriza por sua rápida absorção pelo organismo, tornando-se uma ótima opção para a recuperação muscular pós-treino.

Existem diferentes tipos do suplemento, como o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado, com variações em termos de composição e digestibilidade. Cada um desses tipos pode ter um impacto ligeiramente diferente no organismo mas, em geral, a função principal do whey protein é fornecer proteínas para quem busca melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular.

Relação entre whey protein e as espinhas

O principal motivo pelo qual o whey protein é associado ao surgimento de espinhas tem a ver com a produção de hormônios e a atividade das glândulas sebáceas. Algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de proteína, especialmente o whey, pode influenciar níveis de hormônios como a insulina e o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), ambos conhecidos por desempenharem um papel na formação de acne.

Estudos sugerem que o whey protein pode aumentar a produção de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele. Esse aumento pode obstruir os poros e, em alguns casos, contribuir para o aparecimento de espinhas. Isso ocorre porque, ao se acumular nos poros, o sebo cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias, levando à inflamação e formação das temidas espinhas.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois médicos são mortos a tiros por colega de profissão em Alphaville, na Grande SP


Dois médicos foram mortos na noite de ontem, 16, após serem baleados por um colega de profissão durante um desentendimento…


Dois médicos foram mortos na noite de ontem, 16, após serem baleados por um colega de profissão durante um desentendimento…