A data do maior eclipse solar do século 21 já foi anunciada: será em 2 de agosto de 2027. Segundo a Nasa, a Lua ocultará o Sol por cerca de seis minutos e 23 segundos e poderá ser observado principalmente no Hemisfério Oriental.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A duração prevista supera o eclipse de 8 de abril de 2024, que durou 4 minutos e 28 segundos.
O eclipse total poderá ser visto nos seguintes países:
- Espanha
- Marrocos
- Líbia
- Egito
- Argélia
- Tunísia
- Sudão
- Arábia Saudita
- Iêmen
- Somália
A total cobertura do Sol terá início sobre o Atlântico Leste e seguirá pelo Estreito de Gibraltar, passando por Espanha, Marrocos e Argélia. A faixa continuará pela Tunísia, Líbia e Egito, onde ocorrerá a fase mais longa.
Depois, o eclipse avançará para Arábia Saudita, Iêmen e Somália, além de ilhas no Oceano Índico. Cidades como Cádiz, Málaga, Tânger, Oran, Benghazi e Luxor estarão diretamente na rota da sombra.
A previsão dos astrônomos é de que o fenômeno atinja o ponto ápice no Egito. Regiões da Europa, África e Oriente Médio também poderão observar o eclipse, mas de forma parcial.
Eclipse deve durar 3 horas
O eclipse começará por volta das 10h (horário de Brasília), quando a Lua começará a encobrir o Sol. A fase de totalidade deve ocorrer depois das 11h, e todo o evento se estenderá por mais de três horas.
Nesse período em que o Sol ficará completamente encoberto, será possível observar a coroa solar e até algumas estrelas e planetas mais brilhantes, já que a luz solar ficará quase totalmente bloqueada.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.