Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de fevereiro de 2026

Eduardo Paes: Governo federal manterá restrição de passageiros no aeroporto Santos Dumont


Por Agência Estado Publicado 03/02/2026 às 18h41
Ouvir: 00:00

A política de restrição de passageiros no Aeroporto Santos Dumont (SDU) será mantida pelo governo federal, de acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). O anúncio sobre a manutenção da diretriz de integração dos dois principais aeroportos foi feito pelo prefeito após agenda no Palácio do Planalto. O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, divulgou o encontro em seu perfil na rede social X.

Na foto, o prefeito e o ministro estão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Governo Federal decidiu revogar a decisão que flexibilizava as restrições do Aeroporto Santos Dumont. A medida foi motivada pelo expressivo crescimento da aviação e do turismo no estado do Rio de Janeiro, o que levou a uma discussão conjunta sobre a construção de uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da aviação civil no estado”, disse o ministro.

Desde outubro de 2023, regras preveem a redistribuição de voos e o uso coordenado dos terminais com o objetivo de fortalecer o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim e garantir a complementaridade dos serviços com o Santos Dumont.

A possibilidade de flexibilização gradual das restrições operacionais no SDU vinha sendo criticada por Paes nos últimos meses. O entendimento é de que a medida poderia comprometer o processo de recuperação do Galeão.

Em dezembro do ano passado, ele declarou que “forças ocultas” buscavam alterar, por intermédio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a política de restrição de voos no SDU. As declarações foram repudiadas pela Anac, que negou qualquer atuação “às escuras” ou a existência de “forças ocultas”.

Em nota divulgada nesta terça, o prefeito do Rio disse ter enfatizado que “os números não mentem” ao se referir à importância da restrição de passageiros no aeroporto na área central da cidade.

“As medidas tomadas pelo presidente Lula no início de seu mandato permitiram a recuperação do aeroporto do Galeão, aumentando o número de turistas e negócios para o Estado do Rio.”

O Galeão bateu recorde de passageiros em 2025: foram 17,8 milhões de viajantes, crescimento de 125% em relação a 2023. No próximo dia 30 de março haverá um leilão de venda assistida envolvendo o aeroporto. O edital, com o contrato repactuado, prevê a realização de um processo competitivo simplificado, com lance mínimo de R$ 932 milhões pela operação sob novos parâmetros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Wegovy em comprimido é submetido à aprovação da Anvisa, segundo Novo Nordisk


A farmacêutica Novo Nordisk informou que solicitou, em 30 de janeiro, a aprovação da versão oral de Wegovy (cujo princípio…


A farmacêutica Novo Nordisk informou que solicitou, em 30 de janeiro, a aprovação da versão oral de Wegovy (cujo princípio…

Geral

Tiroteio na Avenida Faria Lima deixa 1 morto e quatro baleados


Ao menos cinco suspeitos foram baleados durante uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na zona sul de…


Ao menos cinco suspeitos foram baleados durante uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na zona sul de…