Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Especialista ensina como identificar rastros de escorpiões amarelos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/07/2025 às 11h27
Ouvir: 00:00

Os escorpiões amarelos são aracnídeos que atacam de forma não intencional – porém nociva. Por isso, é importante estar atento aos sinais de presença deles na residência, e tomar os cuidados essenciais para evitar a coabitação. Os escorpiões dão preferência à espaços com temperaturas quentes e úmidas, comumente se proliferando nos períodos de primavera e verão.

image-80-768×513.jpg
Foto ilustrativa: Sesa/PR

Esses aracnídeos dão preferência à ambientes que ofereçam alimento, abrigo e condições propícias para a reprodução. Segundo o biólogo Atílio Sersun, as áreas degradadas, ou mesmo aquelas que estão próximas à entulhos, ou mesmo córregos, tubulações de esgoto e locais úmidos são verdadeiros redutos para os escorpiões amarelos.

Um dos sinais mais comuns da presença desses aracnídeos na casa ou ambientes próximos são os corpos estáticos das suas presas. Sersun explica que o exoesqueleto também é um sinal comum deixado pelos escorpiões amarelos. “Porque ele é um animal que faz o que a gente chama de equidise, muda”, esclarece o especialista – a ecdise é um processo de troca do exoesqueleto em artrópodes, que permite seu crescimento.

Ou seja, a medida que o escorpião amarelo cresce, ele vai substituindo a “roupagem”, deixando-a como pequenos rastros no ambiente ou região. Outra possibilidade, de acordo com Sersun, é dar de cara com pedaços de insetos, próximo a lugares onde existem algum tipo de infestação.

Encontrou sinais? Saiba onde ele pode estar escondido

Caso você tenha notado algum desses sinais em casa, e desconfie da presença de escorpiões, é importante estar em alerta com os possíveis lugares onde ele pode estar escondido. Eles dão preferência à ambientes escuros.

Sersun adverte que eles podem aparecer entre frestas, vãos e junções. “Às vezes até nos encontros entre duas paredes”, pontua. Outro ponto comum de esconderijo dos escorpiões amarelos são os calçados, que quando deixados no chão, podem ser um abrigo temporário para esses aracnídeos – especialmente quando eles vagam à procura de alimento.

Os bichos ainda podem estar presentes em entulhos, madeiras, telhas e outros tipos de objetos que comumente são empilhados no quintal. Por isso, o ideal usar luvas ao manusear esse tipo de material, principalmente considerando o risco do escorpião estar escondido entre as pilhas.

Caso você desconfie ou já tenha visto escorpiões na sua casa, não hesite em procurar uma equipe especializada para retirá-los do local, evite contato direto ou tentar capturá-los sozinho.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

Geral

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…