Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

Essas 4 plantas afastam escorpiões amarelos de casa, segundo um biólogo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 02/07/2025 às 09h19
Ouvir: 00:00

A presença de escorpiões amarelos dentro de casa representa um risco sério à saúde, especialmente em regiões onde esses animais são mais comuns. Para manter o ambiente seguro, é fundamental adotar uma combinação de estratégias eficazes: manter a casa sempre limpa, vedar frestas e ralos, realizar dedetizações periódicas e, como aliado natural, apostar no cultivo de plantas que ajudam a repelir escorpiões. Integrar essas medidas aumenta significativamente a proteção do lar contra infestações

image
Foto: Unplash

O cultivo, por si só, não irá combater uma infestação, mas determinadas plantas têm propriedades repelentes contra esses aracnídeos. O biólogo Danilo Dantas, professor em Ciências Biológicas e Biólogo de campo na área de fauna e flora, indica posicioná-las perto de portas, janelas, muros e ralos, locais por onde geralmente os escorpiões costumam entrar nas residências.

Lavanda

image
Foto: Unsplash

Apesar do cheiro da lavanda ser agradável para o lar, o odor é um repelente natural dos escorpiões amarelos. A forma mais adequada de cultivar a espécie é em um local onde bata bastante sol e o solo seja bem drenado.

Além de afastar a espécie, a planta ainda ajuda a relaxar com o perfume natural que espalha pelo ambiente. “Pode ser plantada em vasos ou jardins, perto de portas e janelas”, sugere.

Citronela

image
Foto: Reprodução

Assim como os mosquitos e baratas, os escorpiões não gostam nem um pouco da citronela. Uma vez que as presas naturais desse aracnídeo são afastadas do lar, as chances do aparecimento de um escorpião também serão menores. Entretanto, em casas com crianças ou animais de estimação, é importante estar atento, devido à toxidade da citronela.

Dantas indica cultivar a citronela em áreas bem iluminadas, além de ser regada recorrentemente – cerca de duas a três vezes por semana. “Ideal para áreas externas próximas a entradas”, recomenda.

Alecrim

image
Foto: Reprodução

O alecrim exala um forte aroma, característico da fórmula rica em cineol e cânfora, excelentes repelentes de escorpiões e outros insetos. Além disso, a planta é resistente e adapta-se bem a diferentes climas, precisando de sol e pouca água. O alecrim ainda é interessante para aqueles que desejam ter um tempero por perto.

Hortelã

image
Foto: Reprodução

Útil na cozinha para chás e temperos, a hortelã também é eficaz em espantar escorpiões e outros insetos. O ideal é cultivar a planta em solo úmido e meia-sombra, além de plantá-lo em vasos – o que evitará a invasão de canteiros.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Prefeitura de SP notifica Enel e Aneel sobre veículos parados na garagem da concessionária


A Prefeitura de São Paulo notificou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Enel Distribuição São Paulo por…


A Prefeitura de São Paulo notificou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Enel Distribuição São Paulo por…