Esses 3 alimentos ‘destroem’ o colágeno e aceleram o envelhecimento
Manter a saúde da pele é crucial para retardar os sinais do envelhecimento. Porém, poucas pessoas sabem que a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo. Alguns alimentos podem prejudicar a produção de colágeno, contribuindo para o surgimento de linhas de expressão.
Por isso, especialistas revelam três tipos de alimentos que têm impacto negativo na produção de colágeno, acelerando o envelhecimento e o surgimento de rugas.

Confira abaixo os vilões do colágeno
Alimentos ricos em açúcar
Os açúcares, presentes em chocolates, refrigerantes e doces industrializados, podem ser prejudiciais à pele. Além disso, o aumento da insulina, causado pela ingestão de açúcar, afeta as células responsáveis pela produção de colágeno.
Produtos ultraprocessados
Alimentos e bebidas ultraprocessados, como fast food, salgadinhos e produtos industrializados, são compostos por substâncias químicas como corantes, conservantes e emulsificantes. Essas substâncias alteram o equilíbrio natural dos alimentos e podem reduzir a capacidade de defesa da pele contra os raios UV. Ou seja, a pele mais vulnerável aos danos solares, acelerando o envelhecimento e o aparecimento de manchas e rugas.
Gorduras saturadas
Além disso, a gordura saturada, encontrada em muitos alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas, embutidos e frituras (como batatas fritas e coxinhas), também é prejudicial à saúde da pele. Ela contribui para o aumento da circulação de radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que danificam as células responsáveis pela produção de colágeno.
Leia a reportagem completa no TV Foco
