16 de julho de 2025

Estatísticas do YouTube que quase ninguém te conta


Por Redação GMC Online Publicado 31/08/2021 às 20h54 Atualizado 20/10/2022 às 15h32
Ouvir: 08:52
Foto: Divulgação

Mesmo diante a várias redes sociais que permitem compartilhamento de vídeos, como Instagram, TikTok e Facebook, o YouTube ainda se mantém como a maior nesta categoria, detendo a posição de segundo site mais visitado do mundo.

A facilidade de publicação e a variedade de conteúdos que permitem interações como comentários e compartilhamentos, faz com que se encontre de tudo. Tudo mesmo: de animais levando sustos até o vídeo de “Baby Shark Dance”, conteúdo infantil que conta com mais de 9,1 bilhões de visualizações. Esta gigante plataforma apresenta estatísticas impressionantes ao longo da sua história.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Desde o primeiro vídeo publicado por um co-fundador em 23 de abril de 2005, o Me at the zoo (“eu no zoológico”), muita coisa mudou. Então vamos te contar algumas estatísticas atualizadas sobre o Youtube e mostrar o por que a plataforma tem tudo para se manter poderosa até o fim dos tempos.

História do YouTube

Em 2005, um grupo de jovens trabalhadores colocaram na rede o domínio do site www.youtube.com, especificamente às 21h13 de 14 de fevereiro. Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim provavelmente não imaginavam naquele momento que seria a criação de uma tendência que se perpetua e cresce a cada dia. Karim decidiu gravar a sua visita ao zoológico de San Diego e publicou a experiência no YouTube.

A plataforma percorreu um longo caminho. Desde a criação, sua missão tem sido fornecer aos usuários acesso rápido e fácil a vídeos e a capacidade de compartilhar frequentemente. E, então, cresceu além das expectativas: foi de 0 a 1 bilhão de espectadores em uma década.

Estatísticas gerais


● Google comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão
Lucro do Google com anúncios no YouTube foi de US$ 15 bilhões em 2019
● Presente em mais de 100 países e 80 idiomas
● Apenas 28% do conteúdo é em inglês
● Mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensalmente (Statista, 2021)
● No Brasil, 105 milhões de usuários mensais
● 79% dos usuários da Internet afirmam ter uma conta no YouTube
● Um bilhão de horas assistidas por dia
● 500 horas de vídeo enviadas a cada minuto
● 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis
● Maioria dos usuários no mundo tem entre 25 a 44 anos de idade
● Segunda rede social mais popular, atrás do Facebook
● Segundo site de busca mais acessado do mundo, atrás do Google
● Pesquisas de “como fazer” no Youtube, cresceram 70%
● 62% das empresas usam o YouTube

Usuários ativos mensais do YouTube

Esses 2,3 bilhões de usuários são definidos como visualizadores que se conectam ao site pelo menos uma vez por mês e apostamos que você faz parte desta estatística. Levando em consideração que os vídeos do YouTube podem ser vistos sem o uso de contas do Google, como reprodução automática no WhatsApp, por exemplo, o alcance do YouTube se torna realmente muito maior.

Esta estatística de usuários do YouTube pode ser muito valiosa para os profissionais de marketing, pois existe um mercado enorme e ativo pronto para ser explorado.

YouTube – a segunda mídia social mais popular

Uma pesquisa realizada pela Datareportal em 2019 revelou que 79% dos usuários da Internet afirmam ter uma conta no YouTube. Sorte a do Google que comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão.

Um dos principais motivos que o YouTube consegue manter sua posição dominante na indústria é a acessibilidade. A simplicidade com que as pessoas podem começar contribuiu imensamente para atrair milhões de criadores de conteúdo em todo o mundo e compartilhar suas produções com um grande público ativo é desejo universal entre os
YouTubers.

Popularidade e capacidade de gerar bilhões de visualizações

De acordo com os dados do próprio site, o YouTube está disponível em mais de 100 países. Isso o torna atraente para seus usuários e aumenta o engajamento entre eles, já que pode ser acessado em 80 idiomas diferentes, desde os mais falados do mundo, como inglês, espanhol e mandarim, até os mais indistintos, como o azerbaijão e o laosiano.
Segundo pesquisa, apenas 28% dos vídeos postados por canais populares do YouTube são no idioma inglês. No mais, 67% são demais línguas, enquanto os 5% restantes estão mesclados em inglês e outros idiomas simultaneamente.

A mesma pesquisa também descobriu que, embora houvesse significativamente menos vídeos em inglês, estes tendem a receber cerca de quatro vezes mais visualizações do que os vídeos em outros idiomas.

YouTube diariamente

Todos os dias, as pessoas assistem a um bilhão de horas de vídeos no YouTube. Esse é um número que só aumenta a credibilidade do vídeo como fonte de conteúdo para as pessoas e explica o sucesso do YouTube como site de buscas.

De acordo com searchengineland.com., pesquisas relacionadas ao termo “como fazer” estão crescendo 70% ano após ano. Isso significa que, quando os usuários procuram maneiras de aprender algo, eles contam com o conteúdo de vídeo.

Esta é uma excelente palavra-chave para criadores de conteúdos, independentemente do
seu nicho de atuação.

Importância do YouTube para Negócios

À medida que o conteúdo em vídeo se torna cada vez mais importante, mais e mais empresas estão aderindo à programação de postagens. As estatísticas mostram que 62% das empresas usam o YouTube (Buffer, 2019). É claro que o YouTube pode ter conseguido popularidade como plataforma para visualização pessoal de vídeos, mas também tem sido uma ferramenta valiosa para empresas.

O compartilhamento ficou mais fácil com o uso do YouTube e funciona em ambos os sentidos. As empresas não apenas podem compartilhar suas notícias com seu público ou melhorar a visibilidade de sua marca, como podem usar a plataforma como um canal de relacionamento através de retorno pelos comentários e compartilhamentos.

Os usuários do YouTube preferem dispositivos móveis

Quanto tempo diário você passa no seu celular? Pois é. A realidade é que este consumo de dados via smartphones é o maior em toda a história. É por isso que esta estatística do YouTube não é uma grande surpresa. Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis (YouTube, 2019).

É evidente que as visualizações em celulares aumentaram muito mais rápido do que o consumo em computadores e, por isso, se manter atualizado com as tendências de vídeo mobile para seu público é mais que necessário para alcançar o sucesso de sua marca ou conteúdo pessoal. Criar e editar vídeos do Youtube específicos para visualização no celular, por exemplo, garante mais acessibilidade aos seus inscritos.

720.000 horas de vídeo enviadas para o YouTube diariamente

500 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto em todo o mundo, segundo dados da Tubefilter em 2019. São 30.000 horas de vídeo enviadas a cada hora ou 720.000 horas enviadas todos os dias. Os números realmente impressionam. Numa perspectiva mais simples, significa que você levaria cerca de 82 anos para assistir a quantidade de vídeos carregados no YouTube em apenas uma hora.

Google revela faturou US$ 15 bilhões com anúncios em 2019

O Google comprou o YouTube em 2006 e até 2020 não havia revelado o faturamento do serviço de vídeos. Após abrir o jogo, sabe-se que a plataforma teve receita de US$ 15 bilhões em 2019, quase dobrando de tamanho em dois anos, isto sem considerar assinaturas do YouTube Music Premium e YouTube Premium.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

PF e CyberGaeco prendem 2 por fraudes do Pix e confiscam R$ 5,5 milhões em criptoativos


A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo prenderam dois suspeitos de envolvimento com um grupo responsável por…


A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo prenderam dois suspeitos de envolvimento com um grupo responsável por…

Geral

Portugal aprova pacote anti-imigração; veja como brasileiros poderão ser afetados


O Parlamento de Portugal aprovou, nesta quarta-feira, 16, um pacote anti-imigração que impõe diversas restrições para quem deseja morar no…


O Parlamento de Portugal aprovou, nesta quarta-feira, 16, um pacote anti-imigração que impõe diversas restrições para quem deseja morar no…

Geral

Juiz diz que ‘arte não pode ser censurada’ e absolve comediante de ‘Live da Ofensa’


O juiz André Luis Rodrigo do Prado Norcia, da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo)…


O juiz André Luis Rodrigo do Prado Norcia, da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo)…