Estátua da Liberdade da Havan desaba durante temporal; vídeo
Um monumento que simula a Estátua da Liberdade, localizado em frente à loja Havan de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, desabou durante o forte temporal que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira, 15. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A informação foi confirmada pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. Segundo a administração municipal e a própria empresa, a área foi imediatamente isolada como medida de segurança, e equipes devem iniciar ainda nas próximas horas a retirada da estrutura que caiu.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra início do incêndio que destruiu distribuidora de peças em Maringá

A escultura tem 35 metros de altura total. De acordo com a Havan, a falha ocorreu apenas na parte superior da estrutura — a estátua, que mede 24 metros — enquanto a base permaneceu intacta.
A região estava sob alerta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para ventos intensos, com rajadas superiores a 90 km/h. Um alerta severo foi enviado para celulares da população por meio do sistema cell broadcast, utilizado em situações de desastres severos e extremos. Além dos ventos fortes, há previsão de tempestades para toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em outras regiões do estado, os temporais também provocaram estragos. Há registros de queda de granizo em Tio Hugo, destelhamentos em cidades como Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, além de alagamentos em Lajeado.
Em nota, a Havan informou que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba caiu em decorrência das fortes rajadas de vento registradas durante o alerta vermelho emitido pela Defesa Civil. A empresa destacou que não houve feridos nem danos a terceiros e reforçou que todas as suas estátuas possuem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A estrutura estava instalada no local desde a inauguração da megaloja, em 2020. A empresa afirmou ainda que será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas, reforçando que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade.
