15 de julho de 2025

Estudante posta foto de bolo com imagem de Hitler em aniversário; caso é encaminhado à polícia


Por Redação GMC Online Publicado 19/10/2021 às 13h32 Atualizado 20/10/2022 às 20h20
Ouvir: 02:35
Foto: Reprodução

Uma estudante de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) postou, na comemoração de seu aniversário, fotos de um bolo com o retrato de Adolf Hitler estampado. Autoridades policiais foram acionadas pela instituição de ensino. As informações são do Extra.

Entre as imagens publicadas, Caroline Gutknecht, de 24 anos, aparece com o bolo customizado. A UFPel disse estar acompanhando o caso e, em nota, afirmou ser contra ser contra esse tipo de manifestação.

“Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio”, diz a nota da instituição.

De acordo com a assessoria da reitora, o caso foi encaminha à polícia por não ter ocorrido dentro da universidade. Além disso, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu uma denúncia feita pela deputada Juliana Brizola (PDT-RS) contra a “apologia nazista” realizada pela estudante.

“Em tempos de proliferação do discurso de ódio, manifestações neonazistas e racistas têm surgido em diversos setores da sociedade, causando a necessidade de ações firmes de todas instituições estatais. É intolerável qualquer manifestação, sob um falso argumento de liberdade de expressão, que faça apologia ao nazismo. Estes símbolos trazem consigo as ideias de intolerância, ódio, racismo e extermínio do outro e não podem, de forma alguma, serem admitidos”, diz a deputada.

A publicação do Extra ressalta dados veiculados pelo O Globo, que mostram que o número de casos de apologia ao nazismo apurados pela Polícia Federal aumentou nos últimos anos. Em 2018 foram 20; em 2019, 69. No ano passado foram 110 inquéritos, numa média de um a cada três dias.

As informações são do Extra.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Sonda da Nasa registra imagens mais próximas já feitas do Sol


Em seu período de aproximação ao Sol no final do ano passado, a sonda Parker Solar Probe, da Nasa, capturou…


Em seu período de aproximação ao Sol no final do ano passado, a sonda Parker Solar Probe, da Nasa, capturou…

Geral

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista


Os atos de vandalismo e depredações contra os ônibus na capital já estão sendo registrados inclusive na Avenida Paulista, um…


Os atos de vandalismo e depredações contra os ônibus na capital já estão sendo registrados inclusive na Avenida Paulista, um…