Estudo: 99% dos infartos e AVCs estão ligados a 4 fatores; saiba quais


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Um novo estudo mostra que os casos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) não acontecem sem aviso prévio do corpo. Quatro fatores de risco estão presentes na maioria de eventos cardiovasculares graves: hipertensão, colesterol alto, altos níveis de açúcar no sangue e tabagismo.

A pesquisa, feita a partir de dados de 9 milhões de adultos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, foi conduzida por cientistas de ambos os países. Os resultados foram publicados em 29 de setembro no Journal of the American College of Cardiology.

LEIA TAMBÉM: Apresentação no aeroporto abre programação do Festival de Música de Maringá

Foto: Freepik | Reprodução

Após analisar registros médicos dos participantes, foi identificado que estes fatores precederam 99% das vezes em que eventos cardiovasculares ocorreram. Mesmo em mulheres com menos de 60 anos, grupo com menor risco de eventos cardiovasculares, mais de 95% dos ataques cardíacos ou derrames estavam associados a um desses fatores de risco existentes.

A hipertensão foi o fator de risco mais associado à ocorrência dos eventos, estando presente em 93% dos casos de ataque cardíaco, AVC ou insuficiência cardíaca.

De acordo com os cientistas, os resultados se opõem claramente a estudos que detectam o crescimento de casos de doenças no coração sem causa aparente. Eles acreditam que os métodos de pesquisa utilizados não conseguiram identificar os fatores de risco corretamente.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile