A couve é amplamente reconhecida como um vegetal nutritivo. Rica em vitaminas (como A, C e K), minerais, fibras e compostos antioxidantes — incluindo carotenóides e flavonoides —, a couve oferece múltiplos benefícios ao organismo.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Esses nutrientes contribuem para a ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, saúde óssea e muscular, além de favorecer o funcionamento do sistema nervoso.
LEIA TAMBÉM: Caravana de Natal da Coca-Cola vai passar por Maringá; veja a rota
Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no periódico Food Nutrition em 2 de dezembro mostrando que diferentes métodos de preparo da couve interferem na absorção desses nutrientes.
Segundo os cientistas, quando a couve — crua ou cozida — é consumida com um molho ou tempero à base de óleo (como o azeite de oliva), a absorção dos carotenóides (um tipo de antioxidante presente na couve) pelo organismo é significativamente maior.
Segundo a equipe, isso acontece porque os carotenóides são compostos lipossolúveis — ou seja, dependem de gordura para serem devidamente dissolvidos e transportados no trato digestivo.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.