Estudo: hábito simples pode reduzir efeitos de uma noite mal dormida
Sonolência, dificuldade de concentração, irritabilidade e fadiga são alguns dos efeitos de uma noite de sono mal dormida. Um estudo publicado nessa quarta-feira, 27, na revista científica PLOS One, mostrou que o consumo de frutas e vegetais, um hábito simples e fácil e incorporar à rotina, pode ajudar a amenizar esses prejuízos.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A pesquisa também aponta que a qualidade do sono é o fator mais fortemente ligado ao bem-estar psicológico de jovens adultos, seguida pela prática de atividade física.
LEIA TAMBÉM: Adolescente sofre queimaduras em explosão causada por álcool em Maringá

Pesquisadores da Inglaterra e Irlanda reuniram dados de três estudos realizados com jovens de 17 a 25 anos no Reino Unido, Estados Unidos e Nova Zelândia. Ao todo, mais de 2 mil participantes foram acompanhados por meio de questionários, diários de rotina e dispositivos eletrônicos como relógios inteligentes. O objetivo foi entender quais fatores do estilo de vida poderiam favorecer a saúde mental nessa faixa etária.
Hábitos que melhoram a saúde mental
Entre os três hábitos avaliados, a qualidade do sono se destacou como o mais fortemente associado a uma melhora no bem-estar mental.
Logo em seguida veio o consumo de frutas e vegetais, que mostrou efeito positivo tanto entre diferentes pessoas quanto na comparação entre dias do mesmo indivíduo, o que significa que incluir mais alimentos naturais na dieta em um único dia já pode melhorar a sensação de bem-estar.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
